Tapete Antifadiga


O Tapete Antifadiga suaviza o esforço de longos períodos de trabalho de pé e atua contra surgimento de doenças ocupacionais.     A carga do peso corporal deve repousar sobre material que aceite e distribua harmonicamente esta força, sob pena de seu retorno ao corpo como sobrecarga causadora de cansaço e sérias lesões físicas do tipo LER/DORT/LTC/AMERT. Os Tapetes Antifadiga são constituídos de borracha macia e são moldados em formato especial para o incremento de seu desempenho como equipamento ergonômico. O IBTEC – laboratório especializado em ergonomia – submeteu os tapetes a rigorosos testes de biomecânica e atestou o elevado nível de qualidade e eficácia dos produtos através de laudos ergonômicos. A difusão do Tapete Antifadiga relaciona-se com a crescente preocupação das empresas com a saúde e bem estar dos colaboradores e seus reflexos na produtividade do trabalho. A NR-17 – Norma Regulamentadora de Ergonomia prescreve a adoção do produto como forma de prevenir o surgimento de doenças ocupacionais derivadas do esforço repetitivo.
Testado e aprovado! Confira nossa relação de laudos e normas de segurança.



Alguns dos benefícios do Tapete Antifadiga:

  • É antiderrapante e tem maior aderência ao piso se tornando ainda mais seguro.
  • Amortecem altos impactos e também vibrações.
  • Resiste às variações de temperatura, sendo possível sua utilização nos mais variados ambientes.
  • É impermeável e muito resistente!

Aplicações:

A linha de Tapetes Ergonômicos Antifadiga foi desenvolvida para postos de trabalho intensivo de pé, por exemplo: frente de máquina, estações ou células de trabalho, ciclos de “Kaizen”, linhas de montagem, expedição e embalagens, check-out, balcões de atendimento, centros cirúrgicos e salas de aula.

Principais Características:

  • Ergonomia
  • Antiderrapante
  • Isolante térmico
  • Isolante Acústico
  • Amortecedor de impactos
  • Impermeabilidade

Imagens

Tapete Antifadiga Flexbor

Tapete Antifadiga Flexbor

Tapete Antifadiga Flexbor

Tapete Antifadiga Flexbor

Tapete Antifadiga Flexbor

Especificações Técnicas

  • Dimensões: 1070 x 800 x 15mm. – peça unitária padrão do Piso Tapete Antifadiga-Ergonômico.
  • Peso: 6,700 Kg
  • Cor: preta
  • Largura da rampa: 30 mm
  • Grau de inclinação da rampa: 150
  • Temperatura: -35º a + 80ºC
  • Dureza: Shore A: 46

FAQ’s – Tapete Antifadiga


5 fatos que você deve saber sobre Tapete Antifadiga:

1) Como reconhecer um tapete antifadig ade boa qualidade?

A primeira é a maciez cientifica e comprovadamentedosada com resiliência (memória), resultando em conforto do usuário e eficácia perene do tapete – acesse:
https://www.elasta.com.br/laudos-e-normas-de-seguranca/laudo-ergonomico-tapete-antifadiga-ergonomico

O material mais adequado para esta especificação é a borracha natural ou sintética como o EPDM.
Formato é outro fator importante: corpo único com desenho que permita flexibilidade e maciez, caso deste tapete antifadiga, ou corpo duplo, de capa resistente e base de EPDM expandido. Rampa contra tropeçamento e superfície antiderrapante compõe as demais características básicas de um bom tapete antifadiga.

2) Qual a importância do Tapete Antifadiga para a empresa?

Pesquisam demonstram que produtividade e qualidade são sensivelmente elevadas com trabalho executado de pé. Porém podem ser igualmente comprometidas se o local não apresentar piso adequado para tarefas de longo período. A adoção de tapete antifadiga é a solução para este problema. Muitos clientes de grande porte já exigem esta implantação em sua cadeia de fornecimento por saberem de seu impacto sobre os produtos que recebem. A significativa redução de custos com afastamentos de colaboradores por enfermidades laborais decorrentes da fadiga é outro fator econômico decisivo para o emprego do tapete antifadiga. Finalmente, os ganhos de imagem da empresa perante seus colaboradores, sindicatos, fornecedores e clientes é incalculável.

3) Quais os principais benefícios do Tapete Antifadiga para o trabalhador e seu ambiente de trabalho?

Trata-se deum importante aliado no combate a fadiga localizada, enfermidade laboraldo grupo da LER, DORT e AMERT e está de acordo com a NR-17 – Ergonomia. Leia mais: https://www.elasta.com.br/laudos-e-normas-de-seguranca/norma-nr-17-117-000-7/

O tapete antifadiga alivia principalmente o impacto do peso corporal sobre os membros inferiores e coluna dorsal, causador da fadiga e sensação de cansaço que acomete o trabalhador em sua função de trabalho de pé. De forma secundária, estimula a circulação sanguínea, inibindo surgimento de varizes. Ao atenuar o cansaço aumenta a atenção e evita acidentes de trabalho. Não se pode também subestimar o efeito sobre a moral e satisfação do colaborador em ver sua saúde e bem estar sendo contemplados pela empresa.

4) Por queum tênis macio ou sapato ergonômico não substitui o Tapete Antifadiga?

A resposta reside aqui na eficiência da distribuição da carga corporal. Enquanto no calçado há uma concentração de forças sobre espaço relativamente pequeno, no tapete antifadiga o peso se dissipa de forma mais ampla e equilibrada, atenuando o esforço e proporcionando verdadeiro conforto e devida proteção.

5) Pode-se cobrir grandes áreas com o Tapete Antifadiga,como corredores ou células de trabalho?

Sim, embora o modelo mais conhecido seja aquele de uso individual e postos de trabalho estático, o tapete antifadiga é passível de recorte e colagem para adaptação em qualquer espaço, respeitando a geometria determinada. Este serviço é especializado e pode ser preparado em nossa empresa e concluido por nossos técnicos no ambiente de uso.

Envie sua mensagem
-

dúvidas?
fale com nossos consultores.