Piso de Madeira Plástica
Madeira Plástica – WPC-Wood Plastic Composite
A Madeira Plástica é também conhecida como WPC – Wood Plastic Composite (Composto de Madeira e Plástico). O material substitui a madeira natural em todas suas aplicações, com maior praticidade, resistência e durabilidade – vida útil estimada é de 80 a 100 anos. A resistência da Madeira Plástica é muito maior que a de madeira de boa qualidade, conforme testes comparativos de laboratório, além de não necessitar de manutenção. Os perfis de Madeira Plástica são robustos e altamente resistente a impactos e ainda não trincam e não soltam farpas.
Diferentemente da madeira natural, a Madeira Plástica é imune à ação de cupins, pragas, germes e mofos. Não apodrece, é impermeável, podendo ficar exposto a condições climáticas extremas sem alteração de suas características. Dispensa pintura e manutenção. Para sua limpeza, basta usar a água e sabão.
O material da Madeira Plástica é ecologicamente correto e sustentável, composto de 70% de resíduos plásticos industriais e domésticos e 30% de resíduos de fibras naturais como casca de arroz, casca de coco, raspa de couro, juta, dentre muitos outros. Substituir o uso da madeira natural por Madeira Plástica é também um ato de respeito à natureza, pois o processo produtivo, diferentemente dos similares no mercado, não gera subprodutos e não polui o meio ambiente.
A aparência do composto WPC – Madeira Plástica, ao contrário do plástico reciclado que imita madeira, muito se assemelha à madeira natural. A autêntica Madeira Plástica é produzida de resíduos plásticos e fibras vegetais, resultado de um complexo e patenteado processo de transformação – único no mercado.
O manuseio do produto também é similar ao da madeira natural, podendo ser furado, serrado, parafusado e/ou pinado.
Resumo das Principais Vantagens:
- Elevada resistência a impactos
- Não se deteriora
- É antiderrapante
- Não racha e não solta farpas
- É imune à ação de cupins, pragas, germes e mofos
- Não apodrece
- É impermeável
- À prova de condições climáticas extremas sem alteração de suas características. Contudo é material não atérmico
- Limpeza rápida e simples: água e sabão
- Dispensa pintura e manutenção
- Disponível em diversas dimensões.
Dimensional e Peso do Piso de Madeira Plástica
A Madeira Plástica é produzida em perfis de comprimento padrão de 3.000mm. A largura pode variar de 50 a 300 mm e espessura de 25 a 220mm. O peso de cada dimensão de perfil deve ser calculado sabendo-se que 1m³ do material pesa 1 tonelada.
Aplicações da Madeira Plástica
As aplicações da Madeira Plástica abrange todos os usos da madeira natural e seguem além, porque mais versátil, resistente e durável. Os principais empregos do material é no transporte, arquitetura, paisagismo, moveleiro, rural, construção civil, industrial e naval.
Aplicação – Transporte Ferroviário
“Heavy Duty”
A Madeira Plástica vem ganhando rapidamente espaço em aplicações do transporte ferroviário de carga. A razão se deve as suas características de robustez e grande resistência a intempéries. Alguns dos mais bem sucedidos empregos do material são como piso e parede de vagões de minérios ou produtos siderúrgicos. A Madeira Plástica substitui com vantagens de custo de aquisição, manutenção e durabilidade os revestimentos metálicos ou de madeira natural – além de ser opção ecologicamente sustentável.