Tapete Isolante Elétrico



Tapete Isolante é equipamento obrigatório em cabines de força – cabine primária, cabine secundária – e subestações. Centro de controle de motores (CCM) e painéis/quadros elétricos também são locais onde o uso preventivo do piso é requerido.

Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade (NR-10) institui o uso de piso isolante em áreas sujeitas a risco de descargas elétricas. À obrigatoriedade de uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), como luva, sapato e vara de manobra se acrescenta a utilização de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), representado pelo Tapete Isolante Elétrico.

A especificação fundamental da Norma estabelece que qualquer equipamento de proteção deva ser compatível com o nível de voltagem máxima de operação. Neste caso específico, o tapete isolante necessita apresentar capacidade de isolação elétrica perfeitamente de acordo com a classe de tensão utilizada. Além deste importante requisito, é exigido teste de isolação (rigidez dielétrica) acompanhado de laudo, assinado por laboratório especializado em ensaios elétricos e com prazo de validade de 1 ano.

A opção pelo tapete como piso isolante apresenta três vantagens básicas:

  • Custo menor comparado com outras soluções.
  • Um rolo de tapete pode atingir até 20m de comprimento e 1m de largura, dependendo da espessura.
  • Única alternativa com altíssima capacidade de isolação- até 70kv.


Classes de Isolação Elétrica dos Tapetes Isolantes Elétricos

Os *Tapetes Isolantes Elétricos possuem compostos e espessuras especiais para baixa, média e alta tensões, conforme quadro de classes de isolação abaixo:

*Comprimento do rolo: até 10,0m. Largura: até 1,0m

Classe Capacidade de Isolação (Tensão de ensaio) Tensão Máxima de Uso Espessura
00 Até 1kV (até 1.000 Volts) \ 2,0mm
0 1 a 5kV (1 a 5.000 Volts) 1.000 Volts 2,0mm
1 5 a 10kV (5 a 10.000 Volts) 7.500 Volts 2,0mm
2 10 a 20kV (10 a 20.000 Volts) 17.000 Volts 3,5mm
3 20 a 30kV (20 a 30.000 Volts) 26.500 Volts 5,0mm
4 30 a 40kV (30 a 40.000 Volts) 36.000 Volts 5,0mm
Superior até 70kV ( até 70.000 Volts) \ 6,4mm

*Tapetes Isolantes Elétricos conforme norma americana:

*Comprimento do rolo: até 10,0m. Largura: até 1,0m

Classe Capacidade de Isolação (Tensão de ensaio) Tensão Máxima de Uso Espessura
0 1 a 5kV (1 a 5.000 Volts) 1.000 Volts 3,2mm
1 5 a 10kV (5 a 10.000 Volts) 7.500 Volts 4,8mm
2 10 a 20kV (10 a 20.000 Volts) 17.000 Volts 6,4mm

Tapete Isolante Elétrico conta com isolação elétrica para todas as classes, suportando baixa, média e alta tensão. Possibilita a disponibilização de compostos elastômeros que contam com alto nível de isolação elétrica, atingindo até 70 kv ou seja, 70 mil volts.

Em locais onde há área de risco de haver uma descarga elétrica, um dos equipamentos de proteção coletivas que devem ser utilizados é o Tapete Isolante Elétrico, também conhecido como Manta Isolante.

Tapete Isolante Elétrico atende a NR-10, norma que regulamenta a segurança dos trabalhadores em local de trabalho e em serviços envolvendo eletricidade.

Com o Tapete Isolante Elétrico você tem o melhor custo benefício, se comparado com alternativas que visam à isolação elétrica. Podem ser aplicadas em quadros elétricos, cabines elétricas, entre muitas outras aplicações, pois conta com alta flexibilidade e tem grande poder de absorção da descarga elétrica.

Faq's - Tapete Isolante Elétrico

5 fatos que você deve saber sobre Tapetes Isolantes elétricos:

1) O material do Tapete Isolante deve ser necessariamente de borracha?

Não, há outros materiais que atendem completamente as especificações das Normas de Segurança para Tapete Isolante Elétrico. Alguns plásticos, como PVC -específico, podem ser uma opção viável.

2) Que norma regula a utilização de Pisos Isolantes Elétricos?

– A norma de segurança aplicada a Tapete Isolante Elétrico ou Estrado Isolante Elétrico no Brasil é a NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade, do Ministério do Trabalho. Relativamente as especificações físicas de materiais, a regulamentação adota prescrições de normas internacionais como a D-178 da ASTM – American Society of Testing and Material e a brasileira NBR 14 039 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

3) Quais as exigências técnicas mais importantes do material do Tapete Isolante Elétrico?

– Além da capacidade de isolação elétrica compatível com o uso – requisição fundamental de qualquer material isolante elétrico – o tapete ainda deve ser inspecionado visualmente, passar por ensaios de dureza e dimensional e apresentar resistências a: absorção de umidade, alongamento até ruptura e tração. O piso isolante elétrico deve ainda possuir superfície antiderrapante e não apresentar risco de tropeçamentos.

4) O Tapete Isolante Elétrico necessita de C.A. (Certificado de Aprovação)?

Não. O Certificado de Aprovação – C.A. – é exigência do Ministério do Trabalho para EPI – Equipamentos de Proteção Individual. O Tapete Isolante Elétrico é considerado EPC – Equipamento de Proteção Coletiva, que, embora dispensado deste certificado, requer Laudo de Isolação Elétrica, comprovando sua capacidade como piso isolante elétrico.

5) Como e quando é feito o Ensaio de Isolação Elétrica?

Todo Tapete Isolante Elétrico deve ser obrigatoriamente fornecido com laudo de isolação elétrica. Cada metro quadrado do produto é submetido pelo fornecedor a teste de tensão aplicada /rigidez dielétrica, conforme norma própria e por profissional habilitado pelo CREA. Etiquetas de conformidade são afixadas nos pontos testados e seus dados constarão do laudo de ensaio que acompanha o produto. O processo deve ser renovado anualmente – reteste, podendo ser feito no próprio local de uso e por outro laboratório.

Artigos recentes
Tapetes Industriais, Estrados Industriais, Tapete Antifadiga e Tapete Ergonômico | Elasta Tapetes e Estrados Industriais Av. Ricardo Medina Filho, 930 - Alto da Lapa - São Paulo / SP | CEP: 05057-100 | Tel: +55 (11) 3646-0700 | (11) 98443-0036

© 2021. Todos os direitos reservados. On Prime. Política de Privacidade e Uso de Cookies