Laudo Ergonômico – Tapete Antifadiga – Ergonómico


O desempenho do Tapete Antifadiga – Ergonômico foi avaliado cientificamente pelo Laboratório de Biomecânica do IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos). Os resultados obtidos, e documentados por laudo ergonômico, apontam para expressivos ganhos de conforto do trabalhador submetido a longas jornadas de trabalho em pé.

O cansaço e a fadiga do corpo em postura prolongada de pé derivam da força exercida pelo peso do indivíduo sobre pés, pernas e base da coluna. Dois parâmetros são analisados na ausência e na presença do tapete: a) pressão recebida pela planta do pé na postura estática e b) amortecimento de impacto da pisada. Os dados com o uso do Tapete Antifadiga (Ergonômico) são os seguintes:

A) Pressão na planta dos pés:

  • Queda de 13,92% em relação a indivíduo calçado com tênis sobre piso rígido.

B) Taxa de absorção de impacto – aceitação do peso corporal:

  • 27,12% comparado a indivíduo descalço.
  • 20,14% cotejado com indivíduo calçado com tênis.
  • 7,55% em relação a indivíduo calçado com sapato de segurança.

Os números obtidos do ensaio permitem avaliar seguramente os benefícios do Tapete Antifadiga – Ergonômico na atenuação dos perversos efeitos da fadiga sobre a saúde e bem estar do trabalhador. Os reflexos são muito mais abrangentes. Pesquisas recentes correlacionam melhorias ergonômicas com incrementos de produtividade – óbvio que ganha respaldo estatístico.

Laudo Ergonômico – Tapete Antifadiga – Ergonómico – download-elasta