Quais certificados e laudos de empresas que produzem tapetes ergonômicos precisam ter para vender esses itens?


06 de agosto de 2021

Especialistas avaliam a retomada da indústria após tempos de coronavírus

Para garantir a qualidade dos equipamentos de proteção coletiva e individual, é preciso ter a certeza de que eles realmente cumprem o que prometem. Afinal, de nada adianta colocar os tapetes ergonômicos, por exemplo, visando oferecer o melhor para a equipe e ele não melhorar em nada o dia a dia.

Mas como comprovar e garantir que os tapetes ergonômicos e demais equipamentos de proteção individual e coletiva estão realmente prontos para uso? A melhor maneira de comprovar a eficiência de um item de segurança é por meio de laudos e certificados.

Quando a empresa vai comprar um produto, ela deve chegar se o equipamento de proteção coletiva estiver devidamente certificado. Isso vai garantir que o produto adquirido é realmente eficiente e cumpre com o que se propôs.

Viu o quão importante é? Siga a sua leitura e saiba mais sobre laudos e certificações de tapetes ergonômicos!
 

Laudos e certificações dos tapetes ergonômicos

Os pisos voltados para a ergonomia são considerados de proteção para a equipe. Afinal, eles são capazes de promover a saúde, bem como de ajudar a garantir a integridade física dos colaboradores. Assim, devem ser devidamente avaliados e certificados para que estejam de acordo com as regras vigentes.

Afinal, devem estar dentro das regras estabelecidas pela NR-10, NR-17 e NBR 16071-3 (ABNT). E isso vale tanto para os tapetes ergonômicos, quanto para o isolante elétrico e até o piso para de playground, que também deve garantir a segurança dos usuários.
Assim, esses pisos de segurança devem estar de acordo com a sua normativa e contar com o laudo adequado para a sua utilidade. Confira qual laudo cada um desses tipos de tapete precisa.
 

Tapete isolante elétrico

Usados em instalações e serviços de eletricidade e, por isso, devem estar de acordo com a Norma NR 10 e a NBR 14039 – Piso Isolante Elétrico. Para comprovar que estão de acordo com o proposto precisam apresentar o Laudo de Isolação Elétricas dos Tapetes e Estrados.

Esse laudo confirma que o material é adequado, bem como que o tapete realiza o que propõe. Dessa forma, é possível utilizá-lo em áreas que correm o risco de descargas elétricas com tranquilidade.
 

Tapetes ergonômicos

Devem oferecer um ambiente mais ergonômico, promovendo a absorção de impacto e dando mais segurança e conforto à equipe. Para isso, deve estar de acordo com a Norma NR 17 (117.000-7) e apresentar o laudo do tapete ergonômico, Na Elasta, temos os seguintes laudos:

Isso comprova a qualidade dos nossos produtos, bem como garantir que ao comprar os nossos tapetes ergonômicos o empresário estará levando o que há de melhor no mercado. Dessa forma, garantirá o bem-estar da equipe e atuará para evitar lesões e demais doenças ocupacionais.

Como sempre, a Elasta se preocupa em oferecer o que há de melhor em tapetes ergonômicos. Assim, se preocupa com cada fase da produção e, claro, procurar as certificações e laudos necessários para que a sua eficiência seja cientificamente comprovada.

Gostou? Então solicite uma cotação e instale o melhor produto em sua empresa!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *