Como tapete ergonômico trabalha no amortecimento e na circulação do sangue


05 de julho de 2021

O tapete ergonômico tem como principal função oferecer conforto ao usuário ao pisar. Por isso, ele é comumente usado em locais nos quais as pessoas ficam em pé por muito tempo como é o caso, por exemplo, de:

  • Local de carga e descarga de mercadorias;
  • Perto de balcões de lojas;
  • Salas de aula, no local no qual o professor fica, entre outros.

Quando disponibilizado no ambiente laboral, o tapete ergonômico ajuda a evitar e eliminar tensões e fadiga muscular. Entenda por que isso acontece quando o material certo é instalado na empresa!

 

Como o tapete ergonômico ajuda a evitar lesões e dar mais conforto?

O desenho do tapete ergonômico é feito especialmente para que as pessoas que trabalham em pé sintam menos o impacto de passar muitas horas nessa posição. Isso é possível porque o  tapete ergonômico promove o amortecimento adequado e impede que o corpo humano sofra o impacto do contato com o chão duro.

Esse cuidado especial é essencial para promover a saúde no ambiente laboral, visto que o corpo humano não foi feito para permanecer em pé por muito tempo. Assim, macio na medida certa, o tapete ergonômico absorve parte do peso do corpo e ativa a circulação de sangue nos membros inferiores. É por isso que a fadiga muscular é minimizada quando o produto é usado.

 

Por que o trabalho em pé dá dores e fadigas?

Quando uma pessoa fica por muitas horas em pé, há uma concentração maior de sangue nas pernas. Isso acaba sobrecarregando os membros inferiores e dá a sensação de cansaço. Isso, sem contar que a contração da panturrilha, por muito tempo, também acaba exigindo mais do coração. Afinal, o sangue que lá está precisa subir e isso demanda trabalho do órgão responsável pela circulação cardíaca.

Por isso, quanto mais estática a pessoa ficar no trabalho, quando estiver em pé, pior. Afinal, a contração da panturrilha é constante. Assim, a pessoa que fica parada, atendendo um balcão, por exemplo, acaba sofrendo mais com essa posição da panturrilha do que quem fica em pé, mas caminha bastante.

O tapete antifadiga estimula a circulação sanguínea ao promover maior conforto aos pés. Por isso, é recomendado por médicos e fisioterapeutas. Assim, ele oferece benefícios como, por exemplo:

  • Possui função ergonômica;
  • Promove a ativação da circulação sanguínea das pernas;
  • Reduz as dores e cansaço nas pernas, tornozelos, joelhos e até da coluna, pois melhora a postura e diminui o impacto;
  • Aumenta a produtividade, já que oferece mais conforto;
  • Evita varizes;
  • Reduz a quantidade de afastamento de trabalhadores, consequente da atividade laboral;
  • Dá mais estabilidade e conforto ao colaborador.

 

Como saber qual o tapete ergonômico certo para comprar?

Não basta colocar um tapete de borracha no chão para que o benefício seja oferecido à sua equipe. É preciso adquirir um tapete que esteja de acordo com a Norma NR 17 (117.000-7). Para isso, além do produto ser produzido em bom material, é preciso verificar se ele tem laudo ergonômico.

Conheça os laudos dos produtos Elasta:

Gostou? Temos os melhores tapetes ergonômicos disponíveis para a venda. Confira!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *