Tapetes industriais utilizados em outros ramos


14 de julho de 2021

 

Invista nos tapetes ergonômicos

Os tapetes industriais podem ser usados nos mais diferentes setores. Afinal, eles oferecem diversos benefícios, que podem se encaixar desde em uma indústria têxtil, até em um local de manutenção de computadores.

Claro que, para cada especificidade de trabalho, há um tapete de segurança que é mais adequado. Afinal, as exigências do ambiente laboral são diversificadas. Enquanto em alguns locais o tapete industrial deve oferecer conforto para quem fica muito tempo em pé, em outros é preciso que ele proteja as pessoas de descargas elétricas.

Por isso, há diversos tipos de tapetes industriais. Veja alguns exemplos de locais que eles podem ser usados.

 

Linhas de montagem, manutenção e serviços diversos em hardware de computadores

 

Muita gente nem imagina, mas os tapetes industriais também são úteis tanto na indústria, quanto em empresas que trabalham montando computadores! Nesse caso, eles são comumente usados na linha de montagem, já que a pessoa costuma ficar muito tempo em pé.

O mais procurado é o tapete de borracha condutivo antiestático 1 camada, que promove o controle ESD e, consequentemente, minimiza os riscos. Esse tapete industrial também reduz a eletricidade estática, algo importante para quem atua em setores ligados à montagem, manutenção e serviços diversos em hardware de computadores

Feito de borracha não texturizada, está disponível, aqui na Elasta, na cor preta. Tem resistência superficial de 10e3 ~ 10e6 Ohms e dimensões da bobina de 2mm x 1.0m x 15m. O corte pode ser feito sob medida.

 

Frigorífico

 

Nesses locais há muita umidade no ambiente que pode resultar em quedas e acidentes dos colaboradores. Por isso, os frigoríficos costumam instalar o tapete antiderrapante com furos 1500 x 900 x 127mm. Ele é feito de borracha e desenvolvido especialmente para locais úmidos.

O modelo com furos de 25 mm, que temos aqui na Elasta, é muito durável e oferecer o melhor custo benefício para esses setores. Ele drena muito bem líquidos e promove um ambiente mais seguro para o desempenho das atividades laborais.

Além disso, é um ótimo isolante térmico, promovendo conforto. Por fim, algo muito importante para ambientes como o de frigorífico, é que o tapete antiderrapante é fácil de ser limpo, ou seja, a higienização do ambiente poderá ser realizada sem grande dificuldade.

Além disso, ele se encaixa em qualquer ambiente, já que pode ser recortado e moldado de acordo com o tamanho do local. Assim, durante a instalação, que é simples e prática, é possível moldá-lo de forma que ocupe todo o espaço.

 

Empresas de materiais elétricos

 

Assim como os demais setores citados, as indústrias e empresas de materiais elétricos também requerem um cuidado especial. Afinal, a chance de descarga elétrica é maior, o que requer uma atenção redobrada com a possibilidade de descargas elétricas afetarem a equipe.

Dessa forma, o tapete isolante elétrico é parte obrigatória da instalação. Ele é comumente usado em:

  • cabines de força;
  • cabine primária;
  • cabine secundária;
  • subestações;
  • centro de controle de motores (CCM);
  • painéis/quadros elétricos.

A adoção não é uma opção. Segundo a Norma Regulamentadora de Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade (NR-10). o uso de tapete industrial isolante elétrico em algumas áreas é obrigatório. Por isso, esse material é comumente usado em indústrias e empresas de materiais elétricos.

Na Elasta temos os melhores tapetes industriais! Entre em contato e peça um orçamento.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *