O que é borracha nitrílica e quais os benefícios de usar o tapete antiderrapante


31 de maio de 2022

Tapete Antiderrapante de borracha nitrílica
A borracha nitrílica está presente em diversos produtos que são usados no dia a dia. Dentre eles, no tapete antiderrapante que é comumente instalado em empresas, escolas, academias e demais ambientes que possuem uma alta circulação de pessoas.

Seja qual for a aplicação desse insumo, é importante lembrar que a borracha nitrílica é muito resistente, versátil e que se adéqua a diferentes aplicações. Conheça mais sobre elas e sobre o tapete antiderrapante.

Conheça a borracha nitrílica

Desde a década de 30 já há relatos da existência da borracha nitrílica, também chamada de NBR. De acordo com o histórico, ela foi resultado da polimerização do acrilonitrila e do butadieno.

A diferença entre uma borracha nitrílica e outra se dá pela proporção dos dois ingredientes usados. Por exemplo, se a intenção for ter uma borracha mais resistente à tensão de rotura e aos óleos é preciso colocar um maior teor de acrilonitrila.

Entretanto, no geral, a borracha nitrílica suporta bem as baixas temperaturas e é muito resistente à abrasão. Além disso, ela resiste à deformação, além de ser elástica.

Vantagens do tapete antiderrapante

O uso do tapete antiderrapante é indicado tanto para empresas, quanto para hospitais, academias, clubes e até mesmo em residências. Veja alguns benefícios que ele pode oferecer!

Evita acidentes

O primeiro ponto a ser destacado é que com o uso dos tapetes antiderrapantes, assim como o nome do produto já sugere, o risco das pessoas escorregarem diminui. Consequentemente, o risco de alguém cair e se ferir diminui, ou seja, o uso do tapete antiderrapante evita acidentes e consequentes ferimentos ou afastamento de trabalho por lesão laboral.

Amortece quedas

Mesmo com o uso do tapete antiderrapante, acidentes podem acontecer. Qualquer pessoa pode ter um momento de desequilíbrio e cair. Quando isso acontece sobre esse equipamento de proteção coletiva, o risco de lesão diminui. Afinal, o tapete antiderrapantes é amortecedor, diminuindo o impacto com o solo.

Melhor para pisar

Da mesma maneira que ele diminui o risco de lesão em queda, ele também, graças ao seu amortecimento, dá mais conforto ao pisar. O impacto sofrido no contato dos pés com o solo é diminuído.

Para quem fica muitas horas do dia em pé isso é bastante positivo, já que com a diminuição do impacto ao pisar, a musculatura também é menos impactada e, consequentemente, as chances de desenvolver dores nos membros locomotores diminuem.

Diminui o ruído

Quem trabalha em ambiente muito movimentado sabe bem como o barulho de “toc toc” do calçado pode ser um problema. Por vezes, esse som é tão frequente que as pessoas acabam se distraindo e perdendo o foco no trabalho.

Já quando o ambiente é forrado com tapete antiderrapante esse problema desaparece. Ele, além de ajudar a diminuir os ruídos do dia a dia, por ser um bom isolante acústico, ainda evita o som do pisar.

Fácil adequação

Por fim, é importante lembrar que esse produto é muito maleável, fácil de ser instalado e ainda se ajusta a ambientes de diferentes tamanhos. Dessa forma, seja em um loja de roupa ou em um grande centro logístico, o tapete antiderrapante pode ser instalado e oferecer diversos benefícios. Além disso, tem fácil manutenção.

Na Elasta você encontra os melhores tapetes antiderrapantes! Solicite um orçamento agora mesmo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *