Como fazer a manutenção do piso antiderrapante?


10 de janeiro de 2022

Como fazer a manutenção do piso antiderrapante?

O piso antiderrapante é considerado um equipamento de proteção coletiva e deve ser instalado em diversos ambientes. Ele promove a segurança tanto do colaborador, quanto de quem, por qualquer motivo, precisa transitar pelo espaço.

Dessa forma, o piso antiderrapante também pode ser instalado em locais com muita circulação de pessoas como, por exemplo, em pátios escolares, clubes, academias e até mesmo em rodoviárias. A intenção é sempre a de evitar escorregões e quedas, que possam causar lesões e ferimentos.

Mas claro que para que isso seja possível, é necessário que a manutenção do piso antiderrapante esteja em dia. Veja como proceder para garantir a segurança de todos.

Como os pisos antiderrapantes contribuem com a segurança?

Quando uma pessoa caminha por um piso comum, o atrito existente entre o solado do sapato e o chão não é tão grande. Afinal, quase sempre, o piso é liso e isso faz com que as chances do indivíduo escorregar aumentem.

O problema fica ainda maior em locais nos quais há chances de o piso ficar molhado. É o caso, por exemplo, de clubes ou até mesmo de cozinhas. Afinal, por vezes, cai água, óleo ou outro líquido no chão, em meio a correria.

Quando isso acontece, o que já era liso fica ainda mais perigoso. A chance da pessoa se acidentar aumenta. Basta um escorregão para que ela possa se ferir ou até mesmo sofrer um dano maior como, por exemplo, derramar algo quente e se queimar.

A função do piso antiderrapante é exatamente minimizar as chances desses desequilíbrios acontecerem. Eles possuem uma superfície com texturas que aumentam o atrito entre o calçado e o solo. Dessa forma, permitem que a pessoa pise com segurança e minimizam as chances de acidente.

Como fazer a manutenção do seu piso antiderrapante

Para que os benefícios trazidos pelo piso antiderrapante sejam mantidos, é preciso ficar atento à sua manutenção. E ela deve acontecer diariamente com a higienização do ambiente. Isso, além de ser importante para a saúde do trabalhador, também ajuda a preservar o material e aumenta a durabilidade do piso antiderrapante.

E saiba que fazer a higienização do local é simples. A sujeira maior, como os resíduos, papéis, entre outros, podem ser retiradas com uma vassoura, assim como é feito em um piso comum. O único detalhe é que a cerda deve, preferencialmente, não ser muito dura, para não agredir a borracha. Ao mesmo tempo, se o piso estiver muito sujo, a vassoura muito macia também pode não ser a melhor opção. Opte pelas médias.

Esse procedimento deve ser feito diariamente, para manter o local limpo e agradável. Caso caia algo no chão, assim como em um piso qualquer, é possível secar com um pano e depois passar um pano embebido em água com desinfetante para limpar.

Só tenha cuidado para não usar nenhum produto abrasivo ou ácido, para não deteriorar o piso. Opte por detergente neutro, que é sempre uma boa opção. Por fim, quando estiver muito sujo, lave com água e detergente neutro.

Gostou das dicas? Então descubra o que fazer para deixar o piso da sua empresa menos escorregadio!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *