É seguro voltar a frequentar lugares fechados em 2022?


15 de março de 2022

e seguro voltar a frequentar lugares fechados em 2022

Após dois anos de pandemia, a maioria das pessoas quer voltar a ter uma rotina mais agitada. Embora o risco da Covid-19 ainda exista, há quem esteja indo para o campo de futebol e até mesmo para shows, sem máscaras. Mas será que é seguro voltar a frequentar lugares fechados em 2022?

Com mais de 1000 mortes diárias no Brasil, a Covid-19 ainda precisa ser uma preocupação. Claro que a vacinação da maior parte das pessoas ajudou, mas o vírus segue entre todos e, mesmo vacinadas, algumas pessoas acabam desenvolvendo o quadro mais grave da doença.

Isso é ainda mais frequente quando a pessoa acometida tem comorbidades como, por exemplo, diabetes. Isso, sem contar que as crianças ainda não estão com o esquema vacinal completo. Assim, por mais liberado que tudo esteja, ainda é preciso ter cuidados e se proteger.

Situação da vacinação no Brasil

Até hoje, dia 17 de fevereiro de 2022, 153.442.549 brasileiros, ou seja, 71,43% da população, estão completamente imunizados. Dessas pessoas, 58.593.781 já tomaram a terceira dose, ou seja, 27,27% da população. Já no caso das crianças, das com mais de 5 anos de idade, 85,24% já tomou pelo menos a primeira dose.

Frequentar ou não locais fechados em 2022?

Academias, bares, restaurantes, lanchonetes, entre outros espaços já podem funcionar. No entanto, as regras continuam. É preciso ter cuidado, usar máscara e, sempre que possível, manter o distanciamento social.

Claro que quem se vacinou completamente tem uma segurança a mais, mas, ao mesmo tempo, as novas variantes do coronavírus são transmitidas com mais facilidade. Assim, é preciso cuidado.

Pessoas com comorbidades devem ter ainda mais atenção, para evitar problemas. Além disso, caso você tenha qualquer sintoma gripal ou que possa estar relacionado ao coronavírus, deve ficar em casa e fazer o teste. Veja algumas dicas de locais fechados e de cuidados durante a pandemia!

Evite

  • Espaços mal ventilados;
  • Muita aglomeração, ou seja, lugar no qual não é possível manter distanciamento;
  • Ambiente com pessoas sem máscara.

Fique atento

Se o número de casos de Covid-19 aumentou em sua região, evite locais fechados, sempre que possível. Quando isso acontece é porque a transmissão está intensa e o risco acaba sendo maior.

Máscara

Em locais com aglomeração, use a máscara N95. Assim, você terá uma proteção maior. Da mesma forma, evite aglomerar e higienize as mãos.

Cuidado em encontros com familiares e amigos

Sempre que possível prefira ambientes abertos para esse tipo de eventos. Mesmo que seja uma festa de aniversário, use máscara, evite abraços e beijos e mantenha a higiene das mãos.

Restaurantes, bares e baladas

Prefira os restaurantes que estejam com menor número de pessoas. Observe também o distanciamento das mesas e prefira ambiente que mantenha um distanciamento entre uma mesa e outra. Além disso, sempre que possível, prefira ir fora do horário de pico, para evitar aglomerações.

Transporte público

É praticamente impossível garantir o distanciamento social em ônibus e metrô. Nesse caso, use a máscara PFF2, principalmente se em horário de pico. Sempre que possível, evite horários de pico.

E voltar para a academia, é seguro? Veja dicas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *