Conheça as principais doenças ocupacionais e como evitá-las


01 de junho de 2021

Conheça as principais doenças ocupacionais e como evitá-las

São chamadas de doenças ocupacionais aquelas que estão relacionadas às atividades laborais, sejam elas quais forem. As mais comuns são as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, que provavelmente você conhece como LER/DORT.

Contudo, qualquer  alteração no organismo do trabalhador que seja relacionada ao ambiente laboral é considerada uma doença ocupacional. E, diferentemente do que muitos imaginam, elas não estão ligadas apenas ao risco do cargo. Qualquer pessoa, desde as que trabalham em escritórios, até as que mergulham nas profundidades oceânicas podem ser acometidas. Conheça as principais e veja como evitá-las.

LER e DORT

São as mais conhecidas e frequentes. A LER está relacionada à repetição de movimentos como, por exemplo, por quem passa boa parte do dia digitando. Já DORT está ligada ao carregamento e peso ou má postura, por exemplo.

Além do desconforto causado pela dor, esse tipo de lesão pode, até mesmo, fazer com que a pessoa precise parar de trabalhar. Para evitar que esse problema afetos os colaboradores é preciso:

  • Investir em móveis ergonômicos e adequado à função;
  • Incentivar a prática de ginástica laboral;
  • Adequar o espaço de trabalho, com o uso de tapete de segurança próprio para a atividade e que promova o amortecimento ao pisar;
  • Realizar pausas durante o expediente.

Doenças auditivas de da visão

A exposição constante a ruídos pode levar a perda auditiva. Já a exposição a agentes químicos pode levar à perda de visão parcial ou total. Isso sem contar possíveis lesões resultantes da exposição a pó, serragem, entre outras partículas.

A melhor maneira de evitar que problemas como esse ocorram é por meio do uso de equipamento de proteção individual. Para ruídos, protetor auricular de acordo com a necessidade da atividade. Já para os olhos, os óculos de proteção. Máscara de proteção também se faz importante em alguns ambientes, para evitar a inalação.

Dermatose ocupacional

Esse nome é dado quando a pessoa apresenta alguma alteração na pele, que é resultante do trabalho. Isso acontece, por exemplo, quando o profissional tem a derme exposta a um produto químico, biológico ou físico. Dentre os problemas mais frequentes estão:

  • ulcerações;
  • dermatites de contato;
  • inflamações ou infecções.

A prevenção se dá pelo uso de EPI adequado à função, bem como pelo treinamento constante da equipe, para evitar erros de procedimento e minimizar os riscos de acidentes.

Na Elasta você encontra EPCs para a sua empresa. Confira, escolha e evite diversas doenças ocupacionais em sua equipe!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *