Conheça os riscos da falta de manutenção em pisos esportivos e quais as consequências para os usuários


Os ambientes esportivos são usados por pessoas de diferentes idades. Desde crianças, que querem aprender um esporte novo, até aletas que já o praticam há muito tempo. Seja qual for a faixa etária que frequenta o local, é preciso que ela encontre um ambiente seguro e adequado para praticar o esporte.

Contudo, nem sempre isso, é possível. Muitas vezes, a falta de manutenção dos pisos acabam colocando em risco a saúde do usuário. Seja em uma pista de corrida ou na quadra poliesportiva do condomínio, o cuidado com o piso deve ser seguido. É preciso garantir a sua integridade e fazer os reparos e manutenções necessários.

Veja alguns riscos que o piso inadequado leva para o usuário!

Tombos por falta de nivelamento

As quadras poliesportivas ou demais ambientes para a prática de esportes devem ser nivelados, para evitar quedas. Contudo, é comum ver, mesmo durante a construção desse tipo de ambiente, o nivelamento às vezes é esquecido.

O problema é que quando isso não é feito, o acúmulo de água da chuva, com consequente alagamento e formação de poças d’água, colocam em risco a saúde do atleta. Afinal, aumentam as chances de queda e de consequentes lesões resultantes dela.

Além disso, na hora de concretar, se for esse o caso, é preciso prever juntas de dilatação no projeto. Isso ajuda a evitar trincas no piso que, quando existentes, podem prejudicar ainda mais o usuário. Afinal, durante a prática esportiva, ele pode tropeçar, cair e se lesionar.

Tendinites, entorses e inflamações

Quando o treino é intenso, é comum que os joelhos e as articulações acabam sendo mais sobrecarregados. Isso pode levar o atleta a desenvolver tendinites, inflamações ou até entorses.

Esse tipo de problema ocorre principalmente quando a pessoa treina sozinha, sem a orientação profissional, ou quando o piso do local é inadequado. Um exemplo clássico é o de quadras poliesportivas, nas quais as pessoas jogam vôlei ou basquete.

Nesse tipo de esporte, o atleta salta com frequência e há um grande impacto entre o corpo e o piso. quando o piso da quadra é duro demais, ou seja, não promove a absorção do impacto, o organismo sofre mais e as consequências podem ser vistas com o desenvolvimento de quadros de tendinopatias e entorses.

Para evitar esses tipos de problemas para o usuário, é preciso investir em pisos de qualidade e garantir a manutenção em dia. Só assim, as pessoas poderão praticar esporte, evitando lesões e garantindo a saúde.

Quer saber mais? Navegue em nosso blog e encontre informações interessantes para você!

Dúvidas ou Comentários?
0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *