Boas práticas para manter uma boa postura no trabalho


19 de novembro de 2021

Rascunho automático 2

Manter uma boa postura ajuda a pessoa a se manter saudável. Afinal, quando o indivíduo fica muitas horas por dia trabalhando em posição inadequada, aumenta as chances de sentir dor nas costas, nos ombros e em outras partes do corpo.

É assim que, muitas vezes, o profissional acaba sendo afastado do trabalho por problemas de saúde. Afinal, com o tempo, o fato do colaborador não manter uma boa postura acaba saudando lesões e quadros de tratamento complicado.

Além disso, quando a pessoa não está se sentindo bem ela também rende menos, ou seja, a produtividade no trabalho é prejudicada. Por isso, as empresas precisam se preocupar com a ergonomia no ambiente laboral. Já o profissional deve estar atento à postura com a qual se senta ou atua, já que ao cuidar disso, também está evitando problemas de saúde.

Veja algumas práticas que ajudarão a manter a boa postura no trabalho!

Dicas para manter uma boa postura no trabalho

Será que você mantém uma boa postura no trabalho? E os profissionais que atuam em sua empresa? Eles têm tudo o que precisam para manter uma boa postura no trabalho? Veja alguns itens importantes e ajustes que você pode fazer para melhorar o local e evitar lesões!

Utilize mobiliário adequado

A primeira regra básica é quanto à disponibilização de mobília adequada, seguindo ao que exige a Norma Regulamentadora Número 17 (NR-17). Afinal, os móveis ergonômicos são ajustáveis e proporcionam mais conforto na hora do uso.

Isso permite que o colaborador exerça o seu trabalho de maneira adequada. Vale lembrar que toda a mobília deve ser adequada e isso vale desde para quem passa muito tempo sentado, em frente a um computador, até para quem fica em pó. O balcão em uma altura correta, por exemplo, evita que a pessoa tenha que ficar curvada para atender um cliente. Assim, consegue manter uma boa postura no trabalho.

Sente corretamente

Se por um lado a empresa deve oferecer móveis adequados e ergonômicos, por outro cabe ao colaborador a função de manter a sua postura. Por isso, é preciso se sentar corretamente e usar os benefícios ofertados pelo móvel. Para isso:

• mantenha a coluna reta e justifique o encosto da cadeira, de forma que consiga se sentar com conforto e manter um ângulo de 90 graus entre o tronco e as pernas;
• mantenha o pescoço reto;
• garanta que os ombros fiquem relaxados;
• garanta que as mãos, punhos e antebraços fiquem em linha reta em relação ao teclado;
• não cruze as pernas e encoste-as no chão, de forma que os joelhos formem um ângulo de 90 graus.

Caso a cadeira seja alta e a altura não seja ajustável, coloque um apoio para os pés.

Intercale atividades e faça pausas

Quem faz movimentos repetitivos durante o horário de trabalho deve fazer pequenos intervalos. Nesse período, é indicado fazer ginástica laboral, esticar os braços, mudar um pouquinho de ambiente e até beber um cafézinho.

E isso vale tanto para quem está trabalhando na empresa, quanto para profissionais que atuam em home office. Afinal, seja qual for o ambiente, é preciso cuidar da saúde e manter uma boa postura no trabalho.

Veja como as empresas estão trabalhando isso e evitando que os seus colaboradores tenham problemas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *