Riscos da falta de ergonomia no home office


12 de agosto de 2020

Home office: como você está se adaptando a essa nova realidade? Ninguém estava preparado para a adoção do home office no começo de 2020, mas ele se tornou imprescindível. A pandemia obrigou as empresas a colocarem a equipe toda, ou pelo menos boa parte dela, para trabalhar em suas casas.

Muitos gostaram da oportunidade e já querem seguir assim. O problema é que em casa nem sempre a pessoa tem a estrutura adequada para desempenhar o seu trabalho. E, quando isso acontece, a falta de ergonomia pode colocar em risco a saúde. Veja as principais dificuldades e riscos posturais que o home office mal realizado pode oferecer.

Cadeiras inadequadas

O ideal é ter uma cadeira com encosto, altura regulável e braços, para que você possa manter a postura correta em frente ao computador. Porém, muitos não têm um escritório dentro de casa e, por isso, acabam improvisando e usando a cadeira da cozinha.

Isso pode ser um risco para a postura do trabalhador e, com o tempo, aumentam as chances de dores no corpo e até de lesões. Se a sua empresa decidiu seguir com o home office mesmo após a pandemia, pode ser uma boa alternativa investir em uma cadeira ergonômica.

Mesa na altura errada

Outro ponto importante é quanto a mesa usada. Ela deve ter altura de 65 cm para mulheres e para homens 70 cm, segundo a NR-17 (Norma Regulamentadora 17). Em casa, muitas vezes, isso não é possível, já que o home office foi improvisado.

Iluminação

Pouca iluminação é um grande problema no home office, mas esse é mais facilmente corrigido. A dica é colocar a sua mesa de trabalho perto da janela, para aproveitar a luz do dia. Também é interessante investir em uma lâmpada adequada para seu novo local de trabalho.

Movimentos repetitivos

Seja na empresa ou no trabalho, muitas pessoas fazem movimentos repetitivos em frente ao computador. O problema é que muita gente está falando que está trabalhando mais em home office. Por isso, a atenção com as pausas e ginásticas laborais devem ser maiores.

Quando o profissional não tem esse cuidado pode ter lesões como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Por isso, a dica é fazer pausas no trabalho e alongamentos ao longo do dia.

Jornadas de trabalho sem pausas

Mesmo estando em casa, é preciso ter cuidado com o horário. Parar para almoçar e para descansar é essencial para manter a saúde em dia, esticar o corpo e não se estafar. Contudo, como as pessoas estão em casa, muitas vezes acabam trabalhando direto, sem pausa, o que pode aumentar o risco de lesões. Para evitar isso, tenha um horário fixo, com pausas determinadas, e siga corretamente!

Gostou das dicas? Então navegue em nosso blog e confira mais informações importantes!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *