5 motivos para usar os tapetes ergonômicos na sua empresa


03 de janeiro de 2022

5 motivos para usar os tapetes ergonômicos na sua empresa

Você já passou um dia todo em pé, seja no trabalho ou em casa? Certamente se já teve essa experiência, percebeu que é bastante cansativo, não é? Imagine então como é para quem passa o dia todo em pé no trabalho! Como os danos são grandes, é preciso que a empresa invista em maneiras de minimizá-los. Uma das maneiras é investir em tapetes ergonômicos. Você os conhece?

Esses são tapetes feitos de borracha, que são produzidos de forma que conseguem diminuir o impacto causado pelo “pisar”. Em suma, ele deixa as horas em pé menos agressivas ao corpo, por permitir que os movimentos feitos pelo corpo humano sejam menos impactantes aos músculos.

Por isso, qualquer empresa que queira cuidar bem da saúde da equipe precisa investir nos tapetes ergonômicos. Veja cinco benefícios que eles podem oferecer!

Benefícios resultantes do uso dos tapetes ergonômicos

Veja alguns benefícios que os tapetes ergonômicos podem oferecer e o porque você deve investir neles!

Minimiza dores

Como o próprio nome sugere, esse tapete reduz o cansaço. Isso acontece porque quando uma pessoa passa muitas horas em pé, há uma sobrecarga nos músculos da perna e consequente alteração no processo de circulação sanguínea.

Afinal, a contração muscular intensa obriga o coração a se esforçar mais para garantir que o sangue chegue nessa musculatura. Todos esses processos acabam resultando em desconforto, cansaço e dor. O tapete ajuda a impedir que isso ocorra.

Afastamentos de funcionários

O problema é que, com o tempo, as dores vão se tornando crônicas e podem até levar ao afastamento de colaboradores por questões médicas. Por isso, esse tipo de situação deve ser evitada e uma das maneiras é por meio dos tapetes ergonômicos.

Eles conseguem reduzir o impacto desse esforço de passar o dia todo em pé, melhorar a circulação e reduzir a fadiga e seus efeitos.

Aumento da produtividade

Com maior conforto e menos dores, a equipe se sente melhor. Consequentemente, trabalha de maneira mais assertiva e, em conjunto, aumenta a produtividade. Assim, ao investir nos tapetes ergonômicos a empresa vê retorno também nesse quesito.

Motiva a equipe

Quando os colaboradores sentem que a empresa se preocupa com o bem-estar e com a saúde deles, naturalmente, ele se sente melhor. Com isso, acaba sendo um profissional mais motivado, que veste a camisa da empresa e, consequentemente, rende mais.

Atende à legislação

Além de todos os benefícios já citados, que são incontestáveis, é importante se lembrar de que há leis vigentes. Elas indicam que as empresas, obrigatoriamente, devem investir em equipamentos de proteção individual e em equipamentos de proteção coletiva.

Dentre os equipamentos de proteção coletiva existentes há o tapete ergonômico. Quando instalado corretamente em áreas nas quais há muita movimentação de pessoas ou nas quais os colaboradores atuam em pé, protegem a equipe.

Em suma, os tapetes ergonômicos são, em muitos casos, obrigatórios. No entanto, mesmo que não seja, devem ser considerados, já que ao investir neles, a empresa estará investindo na saúde da sua equipe.

Vale lembrar que existem também outros tipos de tapetes. Dentre eles, o antiestático. Veja para que serve.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *