Para que serve o tapete antiestático?


14 de dezembro de 2021

Rascunho automático 4

No ambiente laboral é preciso ter diversos cuidados, para que acidentes sejam evitados. Assim, cabe ao contratante ofertar os equipamentos de proteção individual adequados para a função, bem como treinar a equipe para usá-los. Mas não é só isso. O uso de equipamentos de proteção coletiva também é essencial e, dentre eles, há o tapete antiestático.

Esse é um equipamento de proteção coletiva que pode ser usado em diferentes ambientes. Afinal, como o próprio nome sugere, ele controla a quantidade de eletricidade estática presente no meio e também no colaborador. Assim, ajuda a evitar acidentes, principalmente em áreas nas quais há maiores riscos envolvendo a eletricidade.

Descubra a importância do tapete antiestático e conheça a sua aplicabilidade no dia a dia de uma empresa.

Tapete antiestático x riscos com a eletricidade estática

Antes de pensar em como e onde usar o tapete antiestático, é preciso pensar na ação da eletricidade estática. Esse é o nome dado ao fenômeno de acumulação de cargas elétricas que podem acontecer tanto em um objeto, quanto em uma pessoa.

No geral, esse acúmulo de cargas ocorre, no dia a dia, sempre que há um atrito de dois ou mais materiais. Na maioria das vezes, nada acontece. É o que acontece, por exemplo, quando um agasalho de lã sintética é manuseado e a pessoa escuta pequenos estalos. Esse barulhinho é resultante da ação da eletricidade estática e nada de pior acontece.

No entanto, há casos nos quais a manifestação da eletricidade estática pode ser perigosa. É o que ocorre, por exemplo, em fábricas de papel. É comum que no local de enrolamento, devido ao atrito existente, haja um acúmulo de eletricidade estática.

Quando isso acontece, é possível que ocorram faíscas se um colaborador manusear algo de metal perto dessa área. O problema é que se em uma blusa de lã, quando isso acontece, não há risco, em uma fábrica de papel há. Além do maior volume de energia estática, há ainda o problema do papel ser um produto que pega fogo rapidamente, ou seja, há risco de incêndio.

Por isso, lugares assim requerem diversos cuidados como, por exemplo, ter a umidade do ar controlada para que as máquinas sejam descarregadas na presença de gotículas de água. Assim evita que o fogo comece.

Além disso, tem a própria eletricidade estática que pode ser formada na superfície do corpo humano ou até no atrito entre o sapato e o solo. Para o controle disso, áreas de risco devem ter o tapete antiestático.

Como o tapete antiestático ajuda a evitar acidentes?

O tapete antiestático consegue dissipar a eletricidade estática do corpo do trabalhador e de equipamentos que estejam sobre ele. Dessa forma, quando instalados corretamente, minimizam as chances de acidentes envolvendo a eletricidade estática. O seu uso é importante também para a prevenção da ocorrência de faíscas consequentes da estática. Assim, promovem maior segurança e evitam riscos em diversos ambientes como, por exemplo, na empresa de produção de papel. Mas não é só lá. O tapete antiestático também pode ser usado em locais como, por exemplo:

  • Linhas de montagem de computadores;
  • Linhas de conjuntos eletrônicos;
  • Estações de semicondutores, entre outros.

A sua empresa ainda não tem tapete antiestático? Então providencie já. A Elasta tem os melhores modelos. Conheça aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *