Você sabe qual é a melhor tinta para quadra esportiva?


15 de novembro de 2022

Em linhas gerais, a melhor tinta para quadra esportiva deve ser aquela que oferece impermeabilização ao piso, acabamento estético satisfatório, alto brilho e, ao mesmo tempo, ser antiderrapante.

Além disso, é fundamental que essa solução tenha resistência química e mecânica, suportando bem os raios solares e a abrasão provocada pelo tráfego dos atletas, evitando manchas e craquelamento.

E aí, ficou curioso para saber qual é essa substância? Então continue a leitura deste conteúdo para descobrir!

Afinal, qual a tinta ideal para quadra esportiva?

De maneira bem direta, a melhor tinta para revestir as quadras de esportes é a epóxi, que se trata de um polímero termofixo. Em outras palavras, ela endurece quando misturada a um agente catalisador.

Com isso, a pintura se torna resistente a atritos e às intempéries, aderente ao concreto, à argamassa e ao ferro, sendo a tinta indicada tanto para áreas internas quanto externas.

Como pintar uma quadra poliesportiva usando epóxi?

Bom, agora que você já sabe que a melhor tinta para quadra esportiva é a epóxi, resta descobrir como ela deve ser aplicada, certo?

Para tanto, comece lixando a superfície que vai receber a solução e, em seguida, remova todo o pó que a tarefa irá gerar.

Feito isso, uma demão de fundo preparador deve ser aplicada para garantir uma aderência ainda mais eficaz da tinta epóxi ao piso, bem como, aumentar sua vida útil.

Depois de aguardar cerca de 4 horas até secar, a tinta epóxi pode, enfim, ser aplicada.

Outra dica interessante é usar uma resina antiderrapante “extra”, cerca de seis horas depois da epóxi, pois isso melhora a conservação da pintura e também contribui conferindo maior durabilidade e segurança à quadra.

Por último, é só aguardar — com isolamento total da área — por volta de 72 horas até que as substâncias sequem completamente.

O que não deve ser usado em quadras esportivas?

Quando o assunto é revestimento de quadras esportivas, também é fundamental saber o que não deve ser aplicado ao piso.

Por isso, em áreas externas, jamais use materiais escorregadios, pois isso, como você deve imaginar, é sinônimo de acidente!

No caso de quadras internas, é preciso analisar cada tipo de ambiente e suas particularidades. 

Por exemplo, em cidades mais frias, a umidade é condensada no telhado do ginásio e, assim, cai sobre a quadra, molhando o piso e podendo causar graves acidentes. Ou seja, a atenção deve ser redobrada!

Por que investir em pisos para quadras esportivas?

Embora a pintura com tinta epóxi seja bastante eficiente, para garantir mais proteção e melhor desempenho às quadras esportivas, o piso deve ser específico para cada tipo de atividade.

Assim sendo, é imprescindível conhecer as opções disponíveis no mercado. Algumas deles são:

  • Piso de concreto para usar como base da quadra;
  • Piso esportivo modular de plástico;
  • Piso esportivo flutuante de madeira;
  • Piso esportivo flexível de poliuretano;
  • Piso esportivo de saibro.

Cada modelo oferece uma funcionalidade específica capaz de promover segurança aos atletas, proteger a superfície da quadra por mais tempo e evitar manutenções recorrentes.

Portanto, se você quer um piso de alta qualidade e por um preço justo, conheça agora mesmo o catálogo da Elasta, a marca que é expert no assunto!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *