Veja qual é o piso para playground mais utilizado e saiba quais são os modelos mais seguros disponíveis no mercado


11 de junho de 2021

Veja qual é o piso para playground mais utilizado e saiba quais são os modelos mais seguros disponíveis no mercado

Uma das coisas importantes na hora de projetar o playground para um espaço público, escola, estabelecimento comercial ou condomínio, é optar por brinquedos de qualidade. Eles devem ser seguros e devidamente regulamentados, para que as crianças possam brincar em segurança. Entretanto, não é só isso. O responsável pelo ambiente precisa ficar atento ao piso.

Afinal, as crianças vão correr, subir nos brinquedos, escorregar e se divertir muito. É claro que possíveis quedas sempre podem acontecer e, para que nenhum ferimento mais grave aconteça, é preciso que o piso esteja pronto para amortecer impactos e proteger os pequenos.

Dentre os mais usados para essa finalidade está o piso de borracha. Entretanto, ainda há outros pisos de playground que são comumente usados. Conheça os principais.

 

Grama natural e sintética

Se você reparar, provavelmente vai notar que em praças e diversos locais públicos, o playground é construído em cima do gramado natural. Embora fique bonito e agradável, esse tipo de piso não amortece quedas. Além disso, é cheio de imperfeições e, por isso, não é tão indicado, já que as irregularidades podem levar a quedas.

Uma alternativa é usar a grama sintética com amortecedor. Claro, que ela pode ser usada sem amortecedor, mas embora seja bonita, tem o mesmo problema da grama natural. Por isso, com amortecedor acaba se tornando uma opção interessante.

 

Areia ou serragem

O uso de areia ou saibro, bem como de serragem ainda são adotados em alguns lugares, mas também não são seguros. Afinal, nenhum dos dois amortece impacto. Isso, sem contar que a serragem pode contar com lascas de madeira maiores. Se a criança cair sobre elas, pode se ferir.

Mesmo assim, se esse for o tipo de piso de playground escolhido, lembre-se de que é preciso colocá-lo a uma altura mínima de 30 cm. Isso ajudará a corrigir as imperfeições do solo. Depois disso, é preciso fazer a reposição, tanto da areia quanto da serragem, para garantir que a altura seja mantida.

 

Piso de borracha

Dentre os citados, essa é a opção mais segura. Afinal, naturalmente a borracha absorve o impacto e oferece mais segurança aos pequenos. Além disso, ela é facilmente limpa e dura muito tempo.

O piso de borracha pode ser usado em área externa ou interna, é fácil de ser limpo e pode ser instalado em locais de qualquer tamanho. Caso uma imperfeição seja encontrada, facilmente ele pode ser trocado.

Gostou? Na Elasta temos os melhores pisos. Confira!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *