Veja quais são os principais riscos ergonômicos encontrados nas empresas e quais as maneiras corretas de evitá-los


21 de abril de 2021

Veja quais são os principais riscos ergonômicos encontrados nas empresas e quais as maneiras corretas de evitá-los

Os riscos ergonômicos estão presentes dentro dos negócios dos mais variados setores. Para evitá-los, é preciso investir em mesas e cadeiras adequadas, tapetes ergonômicos, entre outros equipamentos que promovam o bem-estar da equipe.

Embora sejam variados, cada empresa precisa fazer uma análise da sua própria condição e avaliar tanto o tipo de trabalho desempenhado, quanto a estrutura oferecida para a equipe. Veja os riscos ergonômicos mais frequentes.

Movimentos repetitivos é um risco ergonômico

A maioria das funções submete o trabalhador a movimentos repetitivos. Isso vale tanto para quem atua com maquinários, quanto para as pessoas que trabalham em escritórios e ficam muito tempo digitando.

O problema é que a repetitividade de movimentos pode provocar desgaste, dores nas articulações e até doenças mais graves. Dentre elas, Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Para evitar essas complicações é preciso fazer pausas e exercícios ergonômicos.

Postura inadequada

Seja sentado ou em pé, para evitar dores e demais problemas de saúde é preciso manter a postura correta. Caso isso não seja feito, com o tempo o profissional corre o risco de desenvolver doenças como as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Para evitar que isso aconteça, é preciso que a empresa disponibilize móveis ergonômicos para a equipe. A cadeira, por exemplo, tem que permitir que a pessoa sente e forme um ângulo de 90 graus no joelho, quando os pés estiverem encostados no chão.

O mesmo deve acontecer com os cotovelos, em relação aos braços da cadeira. No caso de quem fica em pé, os móveis devem levar em consideração a altura da pessoa. Além disso, é importante incentivar a equipe a manter uma boa postura durante o trabalho. O uso de tapetes ergonômicos também ajuda a diminuir o impacto negativo.

Iluminação inadequada

Embora seja de conhecimento de todos que uma boa iluminação é importante para evitar danos à equipe, nem toda empresa a oferece. A luminosidade inadequada pode causar problemas de visão.

Além disso, se muito forte ou muito fraca, pode levar a pessoa a ter dores de cabeça, irritação e estresse. Por fim, a iluminação ruim deixa o colaborador mais exposto para sofrer um acidente.

Por isso, é muito importante que as regras da NR 17 sejam cumpridas, garantindo uma boa iluminação, evitando reflexo em tela e proporcionando um ambiente adequado para o trabalho.

Temos itens que ajudarão a evitar os riscos ergonômicos. Entre em contato conosco!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *