Tapetes Industriais de Proteção: quais as diferenças entre eles?


31 de agosto de 2022

Tapetes Industriais de Proteção: quais as diferenças entre eles?

Conforme o setor industrial evolui, novas estruturas de segurança surgem, sendo capazes de promover maior conforto enquanto garantem a integridade física dos operários. Nesse sentido, os tapetes industriais são um grande exemplo!

Afinal, os revestimentos de borracha ou de plástico flexível são mais versáteis e eficazes do que os estrados comuns.

Para conhecer melhor os cinco principais modelos da Elasta, confira este post na íntegra! 

1. Tapete Antiderrapante Com Furos

Muito utilizado em locais com grande fluxo de cargas e pessoas, o tapete antiderrapante com furos é feito, principalmente, para ambientes úmidos, escorregadios ou com presença de óleo no chão.

Os furos de 25mm são a principal característica do modelo, atuando muito bem para drenar líquidos. 

Logo, o tapete pode ser aplicado, por exemplo, próximo a piscinas, lavatórios, vestiário, frigorífico, cozinha industrial e etc.

2. Tapete Antiderrapante Sem Furos

Ainda na categoria de tapetes industriais antiderrapantes, a opção sem furos tem função bastante semelhante ao modelo com furos. Entretanto, neste caso, o material é totalmente vulcanizado em corpo único, ou seja, não é em placas.

Dessa maneira, o produto conta com maior resistência a agentes químicos mais agressivos.

O tapete de borracha sem furos é perfeito para áreas que apresentam riscos de acidentes aos trabalhadores, garantindo a segurança da equipe. 

Normalmente, o modelo é usado na frente de máquinas, em postos de trabalho e restaurantes.

3. Tapete Antifadiga

Dentre os tapetes industriais mais populares, está o clássico tipo antifadiga. O revestimento suaviza a tensão nas solas dos pés de funcionários que passam longas horas trabalhando sem se sentar.

Consequentemente, o tapete minimiza as chances de doenças ocupacionais e lesões como LER, DORT, LTC e AMERT. Isso porque, o peso corporal é distribuído de forma homogênea e absorvido pelo piso.

De tal modo, a opção é ideal para preservar a saúde dos colaboradores e, por tabela, aumentar a produtividade da empresa, uma vez que o bem-estar favorece a rotina de trabalho.

4. Tapete Ergonômico

O modelo de tapete ergonômico pode ser confundido com o modelo antifadiga, já que os dois têm o objetivo de minimizar os efeitos exaustivos do trabalho em pé.

Entretanto, a principal diferença entre os dois tapetes industriais é que a opção antifadiga é produzida (prensada) em corpo único de borracha reciclada, enquanto o ergonômico é constituído de capa antiderrapante de vinil unida à base de EPDM.

Além do mais, esse último funciona como um acessório isolante térmico, elétrico e acústico e é muito usado em linha de montagem, sala de aula, recepção de hotéis, estação de trabalho e centro cirúrgico, por exemplo.

5. Tapete Isolante Elétrico

Por fim, o último selecionado dos tapetes industriais é o modelo isolante elétrico. O item é obrigatório em cabines de força e subestações, além de centros de controle de motores e painéis elétricos.

Resumidamente, o uso é exigido em locais que estão mais sujeitos a descargas elétricas.

Considerado um EPC (Equipamento de Proteção Coletiva), o revestimento deve ser compatível com o nível de voltagem máxima da operação. 

Portanto, cada um dos tapetes citados tem suas especificidades e tudo dependerá da necessidade da empresa. No entanto, seja qual for a demanda, a Elasta, com certeza, tem o modelo certo para você!

Conheça os produtos da marca que mais entende de revestimentos!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *