Tapetes de segurança sensíveis à pressão – conheça esse item de segurança


09 de abril de 2021

Tapete Ergonômico e Tapete Antifadiga são diferentes? 1

Nas indústrias há diversos tipos de máquinas e, algumas delas, precisam parar de funcionar quando uma pessoa se aproxima. Isso é essencial para evitar que acidentes aconteçam.

Esse desligamento pode ser feito de forma manual, mas também há um equipamento de proteção coletiva que pode e deve ser instalado para evitar problemas e dar mais segurança à equipe. Trata-se de um tapete de segurança que é sensível à pressão.

 

Conheça mais sobre ele e descubra a sua aplicabilidade na rotina industrial.

 

Para que serve o tapete de segurança sensível à pressão?

 

O tapete de segurança sensível à pressão é usado perto de máquinas que fazem movimentos perigosos. Dentre eles:

  • proteção de área de risco de máquinas de processamento de madeira;
  • perto de mesas elevadoras de tesoura;
  • ao redor de prensas de estampagem, entre outros.

O tapete de segurança sensível à pressão tem um dispositivo que consegue detectar quando uma pessoa está se aproximando da máquina, ou seja, quando há algum risco. Para isso, ele é feito de duas chapas de aço que são condutoras de corrente e estão separadas uma da outra. Esse distanciamento é mantido pelas chamadas de tiras separadoras de isolamento.

Quando o tapete de segurança sensível à pressão é acionado pela pressão exercida pela pessoa ao pisar. Quando isso acontece, um circuito é fechado entre as chapas de aço. Na sequência, o módulo de segurança interligado é acionado e desliga o movimento perigoso da máquina que poderia causar um acidente.

 

Cuidados ao instalar o tapete

 

A instalação do tapete de segurança sensível à pressão deve ser feita em local limpo, seco e plano. Todos os cabos precisam ficar bem protegidos, para que danos sejam evitados.

O tapete sensível à pressão não pode ser colado e deve ser posicionado com a chapa de base para baixo.

Vale lembrar que esse tipo de tapete não pode ser curvado, nem dobrado. Além disso, é possível instalar mais de um tapete de segurança no mesmo espaço. Entretanto, para isso é preciso fazer a ligação elétrica entre eles.

 

Manutenção

 

Para garantir o perfeito funcionamento, é preciso realizar um teste visual e funcional em intervalos regulares. Para isso, é preciso ficar atento a possíveis danificações na estrutura e se o assentamento está firme. Também é preciso verificar a alimentação em caso de danos na estrutura superior.

Esse é um tapete de segurança de uso interno e que deve ser aplicado em situações bem específicas. Entretanto, há outros tapetes de segurança para diferentes áreas. Navegue em nosso site e conheça alguns.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *