Tapete Ergonômico: quais são os benefícios para a saúde?


10 de setembro de 2022

Tapete Ergonômico

Conforme cresce a preocupação com a saúde ocupacional, também aumenta a fiscalização por parte do Ministério do Trabalho. Nesse sentido, o tapete ergonômico é um acessório indispensável à credibilidade da empresa no mercado.

Afinal, profissionais que passam longas horas atuando em pé estão sujeitos a uma série de doenças ocupacionais e evitar que isso aconteça é responsabilidade dos gestores.

Tal obrigatoriedade está respaldada pela Norma Regulamentadora Nº 17, a qual trata sobre ergonomia. 

Portanto, se você quer conhecer os benefícios que o tapete ergonômico proporciona à saúde dos seus colaboradores, acompanhe este artigo até o final!

Quais são os riscos da falta de ergonomia?

As consequências da falta de ergonomia podem reverberar por muito tempo e de muitas maneiras diferentes. Dores nas pernas, nas solas dos pés, nos joelhos e nas costas costumam ser alguns dos primeiros indícios de que algo não vai bem.

Dentre as diferentes doenças ocupacionais que podem ser causadas, as principais estão relacionadas à má circulação sanguínea, erros posturais e desgastes das articulações, como a artrose, por exemplo.

Quando se passa muitas horas em pé, o sangue fica concentrado nas pernas, podendo causar uma sobrecarga. Logo, com a panturrilha contraída, muito tempo parada, o coração precisa trabalhar mais para fazer o sangue subir.

Com isso, para além dos problemas de saúde já mencionados, a tendência é que o profissional se sinta mais cansado, com menos disposição e, obviamente, renda muito menos do que se espera. 

Onde o uso do Tapete Ergonômico é recomendado?

A boa notícia é que o tapete ergonômico tem a capacidade de reduzir os impactos causados pelas longas horas de trabalho em pé. Os ambientes que mais podem ser favorecidos ao adotar o acessório são:

  • Áreas de expedição de embalagens;
  • Operadores de máquinas;
  • Balcão de atendimento;
  • Salas de aula;
  • Postos de segurança;
  • Recepção de hotéis;
  • Check-out;
  • Linha de montagem.

Descubra os benefícios promovidos pelo Tapete Ergonômico

Conforme estudos científicos e o relato de fisioterapeutas, o tapete ergonômico antifadiga estimula a circulação sanguínea, ou seja, o retorno venoso em membros inferiores durante o trabalho em pé (estático ou pouco dinâmico) é favorecido.

Assim, o usuário sente maior conforto osteomuscular, pois a fadiga nos pés, pernas e coluna lombar é reduzida. Além disso, as câimbras e as varizes são prevenidas e as articulações protegidas contra impactos.

Como resultado, o índice de doenças ocupacionais e, consequentemente, dos afastamentos são reduzidos. Diferentemente do desempenho do trabalhador, que aumenta consideravelmente devido à promoção do bem-estar.

O que mais pode ser feito pela saúde ergonômica?

Embora o uso do tapete ergonômico seja indispensável à saúde do profissional, existem algumas medidas que também podem potencializar os efeitos benéficos do acessório.

Dentre as principais, podemos citar:

  • Usar calçado confortável, com sola macia e, de preferência, meia grossa para ajudar no amortecimento;
  • Fazer alongamentos e pausas periódicas capazes de relaxar os músculos e as articulações;
  • Fortalecer a lombar, como por exemplo, fazer abdominais e distribuir melhor o peso da coluna;
  • Procurar equilibrar o peso do corpo sempre nas duas pernas.

Por fim, é fundamental que as empresas prezem pela qualidade de vida de seus colaboradores e proporcionem as condições adequadas de trabalho.

Apenas assim é possível garantir bons resultados ao negócio.

Conheça os produtos da Elasta, empresa que possui expertise em revestimentos que promovem segurança ocupacional!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *