Saiba o que é a lesão por esforço repetitivo


18 de outubro de 2017

Conhecida como Lesão do Esforço Repetitivo, a popular LER, pode atingir trabalhadores de todos os segmentos, os quais realizam movimentos contínuos, como usar o computador, dirigir, levantar pesos, subir e descer escadas com frequência, dentre outras rotinas.

A LER causa incômodos, os quais podem prejudicar a saúde e o desempenho do trabalhador, sendo necessário até o afastamento do serviço. Diante disso, o empreendedor e o próprio funcionário devem seguir um ritual para impedir o acúmulo de dores musculares. Nesse caso é essencial priorizar a postura ereta, fazer alongamentos antes de iniciar a atividade diária e realizar exames periódicos.

Diagnóstico para casos de LER

Ao notar os incômodos musculares, o funcionário deve consultar-se com um médico especialista na área para que o diagnóstico seja constatado. Sendo assim, as causas dos sintomas podem ser detectadas e o melhor tratamento definido.A LER pode atingir a região das pernas, braços, ombros, movimentos dos dedos, punho e alterar a sensibilidade, bem como a amplitude do movimento. Os sintomas pioram com a repetição exagerada das atividades, sem pausas e ausência das ginásticas laborais, antes do trabalho.

Tratamento dos sintomas de LER

A fim de amenizar a dor, a LER pode ser tratada com anti-inflamatórios, repousos dos membros comprometidos, além de aplicação de corticoides na área a lesão por via oral, intervenção cirúrgica, fisioterapia e prática correta de exercícios físicos.

Precauções para as empresas

Em busca de promover o bem-estar dos funcionários, as empresas devem realizar ginásticas laborais no início do trabalho, ou ao menos duas vezes na semana. Além de alongarem os músculos, os profissionais vão reduzir os casos de LER, no ambiente de trabalho. O investimento em móveis confortáveis, principalmente, cadeiras e mesas, também é um fator que contribui para o rendimento dos funcionários e alívio de dores.

Uso de tapete ergonômico

O tapete ergonômico é ideal para combater os efeitos de cansaço e fadiga do trabalhador, ocasionados devido longas jornadas de trabalho intensivo de pé. O produto apresenta características comprovadas para o desempenho ergonômico e está adequado a NR-17 (Norma regulamentadora) de ergonomia, o que preveni incômodos causados pelo esforço repetitivo dos trabalhadores.

A ergonomia no trabalho é valiosa para a produção eficiente das tarefas laborais, o investimento no tapete tende a promover conforto, aumento da produtividade, além de possuir características ideais para proporcionar o impacto do peso do usuário, neutralizar a dureza do piso e ativar a circulação sanguínea dos membros inferiores. O revestimento também é conhecido por reduzir a fadiga, dores nos tornozelos, pernas, coluna e joelhos.

A Elasta é uma empresa especializada em pisos ergonômicos e possui vasta soluções aos consumidores. Com um amplo estoque, a Elasta fornece estrado, gramas sintéticas, piso esportivo e tapetes, em geral!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *