Saiba mais sobre tapete condutivo


26 de novembro de 2021

Saiba mais sobre tapete condutivo

No dia a dia de uma empresa é preciso focar na segurança e bem-estar de toda a equipe. Para isso, se faz necessário oferecer equipamentos de proteção individual de qualidade, mas também ficar atento aos equipamentos de proteção coletiva. Dentre eles existe o tapete condutivo.

A função dele é drenar a energia eletrostática de operadores, quando essas pessoas estão chegando perto do local de trabalho protegido. E isso é muito positivo visto que o acúmulo é frequente em uma linha de montagem e, se o controle não for feito, há até mesmo o risco de incêndios.

Conheça o produto e veja o porquê a eletricidade estática deve ser controlada.

Tapete condutivo: veja o risco da eletricidade estática

Quando há um acúmulo de cargas elétricas na superfície de um corpo, sejam elas positivas ou negativas, ocorre o que é chamado de eletricidade estática e há um desbalanceamento de cargas. Mas por que essas cargas são chamadas de estática?

Embora seja eletricidade como outra qualquer, nesse caso, as cargas elétricas não se deslocam por um condutor, como ocorre em outras correntes elétricas. Por isso, recebem o nome de “estáticas”.

O problema é que quando há um acúmulo muito grande da eletricidade estática em determinado local, podem acontecer descargas de eletricidade na forma de centelhas. Nesse caso, a energia é tanta que qualquer gás ou vapor pode acabar inflamando.

O perigo acontece nesse momento, pois pode haver um incêndio ou até uma explosão. Mas esse não é o único problema. Caso essa descarga não provoque nenhuma combustão, mas atinja um operador, ele poderá fazer movimentos involuntários ou inesperados. Se isso acontecer, corre o risco de se acidentar e se ferir.

Isso, sem contar que o acúmulo de eletricidade estática perto de substâncias ou gases inflamáveis coloca todos em grande risco. Afinal, ninguém consegue ver a eletricidade estática e, “do nada” a descarga elétrica pode ocorrer provocando uma explosão.

Como prevenir a eletricidade estática?

Há várias formas de evitar a eletricidade estática e, na maioria dos casos, essas resoluções devem ser usadas em conjunto. Em suma, é possível, por exemplo:

  • Usar o tapete conjuntivo;
  • Realizar o aterramento;
  • Optar por plástico anti-estático;
  • Manter as mangueiras aterradas;
  • Usar pulseira anti-estática, entre outros.

Para que serve o tapete de borracha condutivo anti-estático 1 camada?

Como visto, a energia estática pode causar muitos problemas e até mesmo colocar em risco a vida da equipe. Por isso, deve ser controlada e uma das maneiras de fazer isso é com o uso do tapete condutivo.
Com a instalação do tapete condutivo, os riscos de incêndios e explosões são minimizados. Isso é possível porque esse equipamento de proteção coletiva consegue reduzir de forma eficiente a eletricidade estática que é gerada em lugares como, por exemplo:

  • Estações de trabalho voltadas para linhas de montagem, manutenção e serviços diversos em hardware de computadores;
  • Linhas de conjuntos eletrônicos;
  • Estações de semicondutores.

Especificações do Tapete de Borracha Condutivo Antiestático Elasta

    • Material: Borracha não texturizada
    • Cor: Preto
    • Resistência Superficial: 10e3 ~ 10e6 Ohms
    • Dimensões da Bobina: 2mm x 1.0m x 15m
    • Personalização: Cortamos sob medida

Gostou? Solicite uma cotação de preço aqui!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *