Saiba como evitar quedas por escorregão ou tropeço em sua empresa


Não importa se o trabalho é realizado no campo, em uma indústria ou até em um escritório. A empresa precisa sempre estar atenta à segurança do colaborador e fazer o possível para evitar acidentes. Dentre eles, um dos mais comuns é a queda consequente de escorregões ou tropeços.

O que, a um primeiro momento pode não parecer nada sério, na verdade, é causa de muito afastamento de colaborador. Afinal, ao escorregar e cair a pessoa pode bater a cabeça em um móvel, fraturar um dedo ou ter diversas escoriações pelo corpo.

Como você não quer que o seu colaborador passe por isso, é hora de ficar atento a cuidados básicos para evitar esse tipo de problema no ambiente de trabalho. Veja dicas!

Identifique os riscos

A primeira coisa a ser feita é observar bem a empresa e identificar os riscos. Há áreas nas quais as chances de alguém escorregar são maiores? Em uma área na qual a água pode cair, por exemplo, a chance de o piso ficar escorregadio é maior. Consequentemente, o risco de queda aumenta. Faça um bom levantamento e encontre todas as áreas de risco.

Converse com os funcionários

Ninguém melhor do que quem trabalha no local para saber identificar locais de perigo. Por isso, além de fazer uma avaliação, é indicado que você converse com a equipe. Anote as queixas e os riscos que os colaboradores identificaram e leve isso em consideração na hora de fazer os ajustes.

Faça um planejamento

Agora que os locais de risco foram identificados, busque por possíveis soluções. Faça um planejamento de ações que serão tomadas para evitar acidentes.

Por exemplo, em vestiários e banheiros, podem ser colocados estrados no piso, visando impedir que a pessoa pise em acúmulo da água.

Sinalize a área de risco

Há casos nos quais não há muito o que ser feito e, mesmo com equipamento de segurança coletivo, ainda há algo que possa fazer a pessoa escorregar. Se isso acontecer, sinalize  o ambiente, para que a pessoa que vá passar por ele fique mais atenta.

Para ficar mais fácil compreender, vamos pensar em uma possibilidade na prática. Vamos supor que uma área, na qual as pessoas costumem transitar, precise ser limpa. As pessoas vão continuar passando por lá, mas o piso ficará molhando enquanto a higienização é feita. Para evitar que alguém caia, coloque placas sinalizando que o piso está molhado. Isso ajudará a evitar problemas e deixar todos mais atentos.

Temos vários equipamentos de segurança para a sua empresa. Entre em contato conosco e faça um orçamento!

Dúvidas ou Comentários?
0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *