Saiba como anda o mercado fitness no Brasil


11 de julho de 2017
Saiba como anda o mercado fitness no Brasil

Cuidar do corpo não é exatamente um hábito novo do ser humano, havendo diversos registros históricos que indicam que até mesmo nossos antepassados mais antigos, como os gregos, por exemplo, já realizavam alguns tipos de atividades e exercícios com o intuito de aprimorar o corpo, seja para fins estéticos ou práticos.

Contudo, ainda que esse tipo de hábito não seja nenhuma novidade, vale ressaltar que em nenhum outro momento da história humana ele foi tão difundido; o que antigamente era uma atividade restrita a poucos – o halterofilismo, por exemplo, surgiu por conta dos artistas de circo, que desejam ficar mais fortes para se destacar nas exibições de força – é, hoje, um hábito de muitos, sendo uma atividade que é até mesmo receitada por médicos a pessoas de todas as idades e perfis.

Por conta disso, é seguro afirmar que o mercado fitness nunca foi tão expressivo, sendo uma das opções mais atrativas de investimento que existem hoje para quem deseja abrir seu próprio negócio.

NÚMEROS DO MERCADO

A melhor forma de provar a atratividade desse mercado é por meio do levantamento de alguns números e dados do mesmo.

Atualmente o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos em número de academias, possuindo, ao longo de sua extensão, aproximadamente 32 mil estabelecimentos desse tipo, os quais são responsáveis por abrigar mais de 8 milhões de alunos e gerar um faturamento de aproximadamente 2,4 bilhões de dólares.

A atratividade desse mercado pode, ainda, ser comprovada pelo grande número de redes de academia que surgiram ao longo dos últimos anos, como por exemplo a BodyTech, Companhia Athletica, Bio Ritmo, SmartFit, 24 Horas, dentre outras.

O MERCADO ESTÁ SATURADO?

Se você viu a grande quantidade de redes de academia que existem e se desanimou, acreditando que o mercado está saturado, não se preocupe, ainda existe pleno espaço para bons negócios nesse mercado.

Sem dúvida, apesar de as grandes academias serem polos de treinamento muito vistosos e interessantes, não são todas as pessoas que gostam de treinar nas mesmas, com muitas preferindo centros menores e mais aconchegantes de treinamentos, que não recebem um grande volume de pessoas por dia e acabam, por conta disso, sendo mais agradáveis para muitos.

A preferência por esses espaços, aliás, se dá justamente pela frequência dos mesmos. Explica-se: enquanto em grandes academias costuma existir uma certa “batalha de egos”, com muitas pessoas indo lá exibir os seus corpos e/ou as suas roupas e equipamentos de treino, nas academias menores o clima acaba sendo mais tranquilo e amistoso, até familiar, com a maior parte das pessoas que estão ali estando focadas em treinar, não se exibir. Fora isso, academias menores conseguem oferecer um serviço melhor aos seus clientes, permitindo que os professores estejam sempre próximos dos alunos, algo ideal para quem deseja treinos mais personalizados e focados – até porque dessa forma eles evitam de gastar mais com um personal trainer.

Os estabelecimentos de tamanho mediano focados em atividades físicas, aliás, representam hoje 8% do total de franquias do país, um crescimento de aproximadamente 5% em relação a 2013, quando a representatividade do mesmo era de 3%.

BUTIQUES FITNESS

Alguns empresários, percebendo o gosto de muitas pessoas por espaços menores e mais especializados, começaram a fundar espaços que ficaram popularmente conhecidos como “butiques fitness”.

Esses tipos de estabelecimento tem como uma de suas principais características o foco em determinados tipos de atividade, como por exemplo spinning, ioga ou musculação.

Esse tipo de local, além de contar com a preferência de boa parte do público, são, ainda, excelentes para quem deseja abrir um pequeno negócio, haja vista que exigem menos investimento que uma academia completa, por focar suas atividades em poucas modalidades.

A “Spin n’Soul”, por exemplo, foi fundada por Daniel Nasser com o intuito de ser um centro exclusivo de spinning, não oferecendo outros tipos de atividades. O negócio, por ser enxuto e focado, deu certo e já no quarto mês de operação não era mais preciso injetar dinheiro, haja vista que a receita já era suficiente para manter o negócio funcionando

Se você se animou com o panorama do mercado fitness brasileiro e está pensando em abrir a sua própria academia, conte com o auxílio da Elasta na hora de montar o seu espaço. Trabalhamos com diversas opções de piso, inclusive muitos específicos para academias, com a nossa equipe estando pronta para lhe ajudar a encontrar a melhor opção de piso para tornar o seu sonho de ter um negócio próprio realidade. Fale conosco!


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