Riscos de comprar um Tapete Isolante Elétrico clandestino


Nas áreas que têm risco de descargas elétricas é preciso instalar um tapete isolante que proteja as pessoas que estiverem no ambiente. Para isso, é necessário escolher um com material que ofereça o nível de isolamento elétrico suficiente para evitar que os colaboradores sejam afetados com a descarga.

Como saber que o tapete isolante elétrico é realmente bom? É preciso comprar um produto vindo de uma empresa idônea, que conte com Laudo de Isolação Elétrica e seja feito obedecendo as normas técnicas.

Caso compre o produto clandestino ou sem garantia, poderá colocar toda a equipe em risco.

Riscos de adquirir o um Tapete Isolante Elétrico qualquer

Quando para tentar gastar menos, a empresa investe em um Tapete Isolante Elétrico clandestino, coloca toda a equipe em risco. Dentre eles:

  • O tapete pode não conseguir isolar descargas elétricas;
  • Pode ter sido feito de material ruim e ineficiente;
  • Não é produzido de acordo com a NR-10, que é a norma que regulamenta como deve ser feita a segurança do trabalho em locais com eletricidade;
  • Não será possível determinar qual voltagem ele consegue isolar;
  • Em caso de acidente ou de descarga, todos os colaboradores estarão em risco.

Quando a empresa optar por comprar um tapete qualquer, não tem como saber se ele realmente cumpre o que promete. Assim, caso ocorra uma descarga elétrica, o colaborador poderá ser afetado e até morrer.

Por isso, na hora de adquirir um Tapete Isolante Elétrico é muito importante procurar por uma empresa idônea, que possua o laudo. Isso garantirá que você estará aplicando o dinheiro em algo bom, eficiente e confiável.

Escolha da classe de Isolação Elétrica dos Tapetes Isolantes Elétricos

Quando você adquiri um material clandestino, também não terá como saber a qual classe ele pertence. Vale lembrar que isso é essencial para que você escolha qual deve ser aplicado na empresa.

As classes de isolação elétrica são:

  • Classe 1: 5 a 10kv(5.000 a 10.000 volts)
  • Classe 2: 10 a 20kv (10.000 a 20.000 volts)
  • Classe 3: 20 a 30kv (20.000 a 30.000 volts)
  • Classe 4: 30 a 40kv (30.000 a 40.000 volts)

C.A. (Certificado de Aprovação)

Antes de escolher o tapete é importante saber que ele não precisa ter C.A. A Certificado de Aprovação só é exigida para Equipamentos de Proteção Individual. Por isso, ao adquirir o produto, solicite o Laudo de Isolação Elétrica, que é o que comprovará a sua capacidade de isolamento.

Na Elasta só vendemos Tapete Isolante Elétrico com laudo. Faça um orçamento!

Dúvidas ou Comentários?
0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *