Reduza acidentes de trabalho com a prevenção!


Reduza acidentes de trabalho com a prevenção!

Os acidentes de trabalho, como escorregões, tropeções e quedas, costumam assolar uma grande parte dos trabalhadores, desde a indústria, até o trabalho mais “fechado” em escritórios. Grande parte dos acidentes registrados no ambiente de trabalho são oriundos desses três fatores citados.

A questão toda gira em torno, é claro, da prevenção aplicada nas empresas, para evitar que isso ocorra. E não estamos falando de medidas elaboradas, e planos de segurança muito rigorosos. Claro, se uma empresa contar com tais cuidados, melhor pra ela e para os seus funcionários. Mas nosso foco, aqui, é abordar medidas simples e de fácil adesão, que podem ser tomadas para reduzir o risco de lesões corporais, durante o trabalho.

Limpeza: Manter o espaço de trabalho limpo e arrumado, com pavimentos e vias de acesso sem obstruções, é o primeiro ponto. A medida que a sujeira se acumular, ir tirando ela, pra facilitar a locomoção dos funcionários, é medida preventiva, também.

Iluminação: Ninguém quer andar “pisando em ovos”, certo? Portanto, bons níveis de claridade e posicionamento das luzes é fundamental para uma distribuição equitativa de iluminação, em todas as superfícies dos pavimentos, para que todos possam enxergam, claramente. Inclusive, os riscos pelo chão.

Escadas: Já falamos, aqui, sobre o risco que escadas representam, no trabalho, e como se prevenir deles, usando tapetes de segurança, mas vale a pena reforçar a dica. Os corrimãos, os degraus e demais componentes da escada precisam de iluminação, revestimento e concertos, quando apresentam falhas. Tudo isso pode evitar escorregões e quedas.

Cabos de manobra: os cabos costumam ser dores de cabeça frequentes, pra qualquer um. Imagine numa empresa, com o fluxo de movimentação bem maior do que numa casa, por exemplo. Por isso, previna acidentes deixando eles alocados em lugares que não atravessem as vias de circulação pedonal. Cubra-os e os prenda, se necessário.

Lembrando que, sempre, deve-se oferecer ao trabalhador os EPIs necessários para a realização do seu trabalho, com devidas manutenções e trocas, caso algum perca uso ou apresente problemas. O mesmo vale para os EPCs e os tapetes e estrados de borracha, para proteger o trabalhador de riscos. Um bom exemplo de piso de proteção é o tapete antiderrapante de borracha, comercializado pela Elasta.

Se você precisa de um, confira nossa página de tapetes e procure o modelo que mais lhe agrada!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *