Quais os pisos adequados para cada ambiente escolar?


 

Em uma escola todo cuidado é pouco. Afinal, as crianças correm, brincam, se divertem e se tudo não estiver em perfeita ordem, acidentes mais graves pode acontecer. É por que isso, na hora de construir ou reformar, é preciso escolher o piso certo para cada ambiente escolar.

Afinal, cada local tem uma finalidade e requer uma característica do piso. Para que você faça a melhor escolha, separamos algumas dicas. Confira!

Piso para salas de aula e biblioteca

Quando feitas para crianças de até cinco anos, é importante que sejam fáceis de limpar e antiderrapante. O piso vinílico pode ser uma escolha interessante para esses casos.

Se as crianças tiverem acesso ao chão da sala para brincar, coloque piso de borracha nessa área, para que as crianças não tenham contato com o frio do piso.

Quando a sala for para crianças acima de 5 anos, os pisos monolíticos podem ser boas opções, tanto para salas quanto para bibliotecas.

Cozinhas e banheiros

Na hora de escolher o piso certo para a cozinha e banheiro é preciso lembrar que esses espaços podem ficar molhados. Dessa forma, é preciso ter um piso antiderrapante. Cerâmica ou porcelanato podem ser boas opções.

Além disso, é recomendado o uso de tapetes antiderrapantes ou estrados antiderrapantes para diminuir os riscos.

Pátios e salas de brinquedos

Salas de brinquedos precisam ter um piso que seja facilmente limpo, mas que as crianças possam brincar sem ter contato com o gelado. Além disso, é necessário que o piso absorva impacto. Dessa forma, você pode até optar pelo vinílico, desde que coloque o piso emborrachado infantil sobre ele.

Nos pátios, é preciso optar por um piso antiderrapante. Afinal, é lugar de muita correria e brincadeira!

Laboratórios

Apenas crianças maiores ou adolescentes têm acesso ao laboratório. Ao mesmo tempo, esse ambiente precisa ser facilmente limpo e não pode ser escorregadio. Afinal, será um local no qual diversas substâncias químicas serão usadas.

Por isso, os pisos vinílicos colados podem ser boas opções. Além disso, é preciso lembrar que eles devem ter as seguintes características:

  • Precisa ser nivelado;
  • Deve ser revestido com materiais não porosos;
  • É preciso que possuam o menor número possível de juntas;
  • Tem que ser, antiderrapante;
  • Deve ser fácil de lavar e resistente a produtos químicos, ;
  • Não devem ter reentrâncias;
  • Os rodapés precisam ser arredondados.
Quadras esportivas

As quadras precisam de pisos especiais e apropriados. Devem ser lisos e proporcionar um bom amortecimento de impacto para evitar lesões. Saiba mais sobre tipos de piso de quadra e como escolher o melhor em nosso outro post!

Dúvidas ou Comentários?
0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *