Principais causas de acidentes no trabalho


Principais causas de acidentes no trabalho

Quando realizamos algum trabalho, seja ele de qual tipo for, estamos naturalmente expostos a uma pletora de riscos. Uma pessoa que trabalha concertando fiações elétricas em postes na rua está constantemente mexendo com algo perigoso (eletricidade), em alturas elevadas, havendo risco de que ele se eletrocute ou mesmo caia; alguém que trabalha em ambientes que ficam muito molhados, por sua vez, está sujeito a escorregar e se lesionar, ou mesmo a desenvolver algum tipo de doença pelo contato prolongado com a água.

Por conta disso, existe no mercado não apenas os equipamentos individuais de proteção (EPI), como os capacetes, óculos, luvas e calçados de segurança, mas também os equipamentos de proteção coletiva (EPC), como as capelas químicas, os corrimãos das escadas e os pisos da área de trabalho.

TIPOS DE ACIDENTES

Antes de falarmos a respeito de quais são os tipos mais comuns de acidentes no trabalho, é preciso compreender que existem, basicamente, dois tipos de causa para os acidentes. São elas:

  1. ATO INSEGURO: dá-se o nome de “ato inseguro” a todo e qualquer ato, consciente ou não, que acabe por colocar o trabalhador, seus colegas, os equipamentos ou mesmo a estrutura da empresa em risco. Ele está diretamente ligado à falha humana, com bons exemplos de ato inseguro sendo os trabalhadores que não utiliza equipamento de proteção individual, ou mesmo que faz brincadeiras inadequadas durante o período de trabalho, como por exemplo correr nas escadas ou pregar peças em seus colegas.
  2. CONDIÇÃO INSEGURA: a segunda causa de acidentes costuma ser gerada no próprio local de trabalho, acontecendo alheia ao funcionário. Aqui entra toda e qualquer situação que ocorre no ambiente de trabalho que pode colocar os trabalhadores em risco, como por exemplo máquinas operando sem uma ou mais peças de proteção, treinamento inadequado, ausência de equipamentos de proteção coletiva ou mesmo danos nos mesmos, como por exemplo piso isolante estragado ou irregular.

QUAIS OS ACIDENTES MAIS COMUNS?

Se formos descrever aqui os tipos de acidentes mais comuns no ambiente de trabalho, gastaríamos páginas e mais páginas e não estaríamos nem perto de terminar.

Sem dúvida, quem trabalha está sujeito a um grande número de acidentes, seja o trabalho de qual tipo for. Alguém que trabalha com altas voltagens, por exemplo, está exposto a um risco bastante óbvio, uma descarga elétrica, assim como alguém que realiza algum tipo de trabalho que gera muito impacto, porém uma pessoa que trabalha em um escritório, apesar de não parecer óbvio à princípio, também está sujeita a sofrer acidentes, como por exemplo lesões ortopédicas.

COMO EVITAR QUE ACIDENTES OCORRAM?

Se o seu objetivo é evitar que acidentes ocorram em sua empresa, não existe fórmula milagrosa; basta que você se prepare adequadamente para que a chance de que acidentes ocorram caia drasticamente.

Para tanto, procure investir tanto na conscientização de seus funcionários, incentivando os mesmos a se comportarem de forma ordenada e profissional quando estiverem no ambiente de trabalho e a utilizar os devidos equipamentos de proteção individual.

Fora isso, invista no preparo do seu espaço para garantir que o mesmo atenda as principais normas regulamentares do mercado; se a sua empresa trabalha com altas voltagens elétricas, procure revestir o local com um piso isolante, que seja capaz de garantir a segurança dos seus funcionários; se os seus funcionários costumam ficar muito tempo de pé, existe uma boa chance de que eles desenvolvam algum tipo de problema, portanto é interessante investir em um piso antifadiga, que permitirá que o mesmo fique de pé por mais tempo com conforto.

Se você tem dúvidas a respeito do que pode fazer para deixar o seu espaço de trabalho mais seguro, não hesite em entrar em contato com a Elasta. Somos uma empresa que está no mercado desde 2002, já tendo acumulado mais de 15 anos de experiência no fornecimento e na instalação do que existe de melhor em pisos de proteção para a indústria.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *