Pisos esportivos podem fazer a diferença na performance?


30 de abril de 2021

Piso Esportivo Flexível de Poliuretano

Correr no asfalto ou na grama tem diferença? Se você já praticou qualquer esporte sabe que o tipo de piso altera completamente o desempenho do atleta. Afinal, saltar ou correr em uma um local com pedras não é fácil e pode ser até perigoso. Por outro lado, quando o atleta está em um piso apropriado para a prática esportiva ele sofre menos com o impacto e não conta com irregularidades. Com isso, consequentemente, o desempenho é melhor.

Isso, sem contar que quando o piso é adequado o atleta corre menos risco de ter lesões, quedas e até fratura. Por isso, é muito importante que um atleta, seja ele de alta performance ou não, tenha além de um calçado adequado, um treinamento e a maneira de correr que se adapte ao seu estilo de esporte.

Para ficar mais fácil entender as diferenças, vamos abordar o corredor. Veja as diferenças entre um piso esportivo e outros!

 

Tipos de piso e dificuldades para o corredor

 

Asfalto

Quem corre a São Silvestre, por exemplo, sabe bem como o impacto do asfalto pode ser cruel. Afinal, toda a energia da pisada bate no chão e é direcionada para os ossos. Profissionais dessa área, além de terem uma preocupação especial com o calçado, precisam trabalhar o fortalecimento da musculatura. Isso ajudará a diminuir o impacto nos ossos.

Concreto

Uma pessoa que corre no asfalto e passa a correr no concreto provavelmente vai notar uma grande alteração em sua performance. Isso, sem contar que terá que alterar a maneira como corre.

Neste caso, o atleta precisa focar em uma aterrissagem mais suave, para tentar diminuir o impacto. Além disso, quem está começando deve evitar esse tipo de piso e preparar a musculatura antes de “enfrentá-lo”.

Grama

Por ser macia e lisa, muitas vezes, o piso de grama acaba sendo usado por atletas que estão se recuperando de lesões. Entretanto, dependendo do local, há grande chance de ter irregularidades. Por isso, é preciso ter cautela para evitar lesões no tornozelo. Esse é o tipo de piso que costuma ser usado também por quem se prepara para corridas de montanhas.

Há ainda a areia, que requer um cuidado especial com desníveis. Além disso, cada um desses tipos de pisos pode servir para fortalecer determinada musculatura. Por isso, comumente o corredor treina em mais de um tipo de piso.

Assim como para a corrida, as quadras poliesportivas também merecem um cuidado especial quanto ao piso. Saiba mais aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *