O que é Jogging?


O que é Jogging?

Jogging nada mais é que uma atividade física, um tipo de marcha que é mais rápida que a caminhada e mais lenta que o correr, uma forma de esporte que teve seu auge durante os anos 70 e 80 e que foi defendida pelo médico Kenneth Copper devido aos bens à saúde.

O jogging nada mais é que um trote, uma caminhada mais rápida. Não existe uma velocidade específica para esse tipo de exercício, mas podemos pegar como marca 9,7 quilômetros por horas como referência. O intuito do jogging é aumentar a aptidão física do atleta de uma forma mais eficaz e sem o estresse da corrida.

Para montar quadras exclusivas para Jogging, atletismo ou outras atividades físicas, entre em contato com a Elasta!


Definindo o Jogging

Não existe uma definição padrão de comparação com a corrida. Como nas próprias palavras de um especialista em corrida, George Sheehan que diz que existe uma entrada em branco entre o praticante de jogging e corredor, já para Mike Antoniades tem uma opinião melhor definida “jogging nada mais é que correr a uma velocidade inferior a 6mph (10min por milha ou 9,7km/h e/ou 6,2 min/km)”.


História

O jogging surgiu na Inglaterra no século XVIII e tornou-se tão popular que acabou se expandindo para o resto do mundo, nos Estados Unidos acabou sendo conhecido como roadwork, traduzindo, corrida de rua. E no final do século XIX as Corridas de Rua ganharam um impulso tão grande que ganhou um espaço na Maratona Olímpica.

Mas foi devido ao Dr. Kenneth Cooper que o esporte acabou ganhando uma maior exposição devido ao teste Cooper e a partir deste momento a modalidade cresceu sem precedentes na história, período conhecido como o “Jogging boom”. Para chamar atenção para o esporte, ainda surgiu a possibilidade das provas contarem com a participação popular e de corredores de elite.

Atualmente as corridas de rua são bem populares mundialmente, geralmente são disputadas por atletas amadores que visam aumentar a qualidade de vida através de uma prática esportiva, prova disso é o aumento de esportistas. Para se ter uma ideia, somente na São Silvestre o número de corredores chega a surpreender, tendo atletas profissionais ou amadores, uma das maiores provas de jogging no Brasil.

Dúvidas ou Comentários?
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *