A importância de brincar no desenvolvimento infantil


15 de agosto de 2017
A importância de brincar no desenvolvimento infantil

A modernidade e a evolução trouxeram muitas coisas boas para a humanidade, como por exemplo o computador pessoal, a internet, uma medicina mais moderna e até mesmo a possibilidade de quebrar barreiras e encurtar distâncias geográficas por conta de novos métodos de comunicação. Toda essa evolução, no entanto, trouxe, também, algumas desvantagens, como a superexposição aos meios de comunicação e o crescimento precoce de muitas crianças.

Por mais que não possamos atribuir diretamente a perca precoce da inocência por parte de muitas crianças a modernidade e a evolução tecnológica, com a mesma devendo-se, em grande parte, a forma como os pais dessas crianças as educam e regulam seu acesso a informação, é inegável que todos os aparatos tecnológicas e toda a facilidade de acesso que temos hoje facilita a ocorrência desse processo. Antigamente, o acesso a informação era restrito, sendo feito principalmente por meio da televisão, dos jornais ou das revistas, sendo muito mais fácil para os pais controlarem o que as crianças estavam vendo. Hoje, no entanto, um simples celular, tablet ou computador dá acesso ao mundo e permite que qualquer informação esteja nas pontas dos dedos – inclusive aquelas que não deveriam ser acessíveis a crianças.

Fora isso, vivemos, hoje, em um mundo altamente competitivo, que parece incentivar um número cada vez maior de pais a transformarem seus filhos em verdadeiros robôs, que fazem esporte, estudam, aprendem a tocar um instrumento e a falar outra língua quando nem sequer saíram do primário. Toda essa pressão, aliada ao amplo acesso a informação faz com que as crianças cresçam de forma muito rápida, até mesmo precoce, pulando fases importantes de sua vida e até mesmo não tendo tempo de viver sua infância plenamente, fazendo amigos e brincando, o que acaba tendo um forte impacto em seu desenvolvimento.

A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR

A infância é um período de importância ímpar na vida de uma pessoa, sendo justamente durante essa fase que ela irá descobrir uma grande quantidade de coisas a respeito do mundo, vivenciar experiências que irão marcá-la para o resto da vida e formar opinião a respeito de diversos assuntos, sendo, portanto, um período importantíssimo para a construção do caráter da mesma.

Por conta disso, é muito importante que esse período seja protegido e preservado. Por mais que seja importante (e até recomendável) que as crianças façam atividades que estimulam seu intelecto desde cedo, como por exemplo estudar, praticar esportes e aprender idiomas diferentes, é igualmente importante preservar o tempo de brincadeira dessa criança, permitindo que ela divirta-se com leveza e sem preocupações.

Crianças que acabam pulando esse período de suas vidas por conta de muitos compromissos e obrigações acabam crescendo de forma tensa, desajustada e até mesmo revoltada. Tais pessoas podem vir a ter dificuldade no futuro para separar o momento de trabalho do momento de lazer, o que impactará diretamente no desenvolvimento de sua vida pessoal, social, amorosa e até mesmo familiar, fazendo com que o desenvolvimento de laços verdadeiros e duradouros com seu conjugue e seus filhos torne-se custoso.

O QUE É O CORRETO?

Como tudo na vida, o correto é buscar o equilíbrio entre os compromissos sérios, ou seja, as obrigações como escolas, cursos e esportes, e o lado divertido e relaxado da infância, que são as brincadeiras, as festinhas e o tempo com os amigos. Para tanto, busque incentivar seu filho ou sua filha a brincar de forma despreocupada, em um momento especialmente dedicado a isso; dê preferência a brinquedos que estimulem seu intelecto, como Lego e jogos educativos; jogos eletrônicos são muito bons para o desenvolvimento do raciocínio lógico da criança, havendo diversos estudos que comprovem isso, mas devem ser usados com parcimônia e de forma adequada – não dê para as crianças, por exemplo, jogos que não sejam adequados para a sua idade.

Uma boa ideia para incentivar as crianças a brincarem e a relaxarem é criar espaços específicos para isso, como salas de jogos e brincadeiras, na qual elas podem espalhar seus brinquedos e se divertir sem muitas restrições. Se você mora em prédios ou condomínios, por exemplo, uma boa ideia é criar espaços comunitários, que possam ser usados por todas as crianças do local, haja vista que isso resultará em um espaço que não apenas permite que as crianças brinquem tranquilamente, mas também socializem.

Para espaços como esses, uma opção interessante são os pisos para playground da Elasta, uma empresa que está há mais de 15 nos no mercado e é especialista em pisos de variados tipos, em especial os emborrachados, que são altamente indicados para áreas dedicadas a crianças. Se você tem dúvidas, entre em contato conosco, nossos funcionários estão prontos para ajudá-lo a encontrar a melhor solução possível para as suas necessidades!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *