Entenda como a COVID-19 pode impactar nas normas de segurança da atividade industrial e de outros estabelecimentos


Evitar a propagação do vírus causador da COVID-19 é um dever de todos, inclusive das indústrias. Por isso, agora, além das normas de segurança referentes à área de atuação de cada profissional, as indústrias também têm que se adaptar às regras de saúde. Dentre os EPIs mais usados para a proteção do colaborador quanto ao coronavírus estão:

  • Óculos de proteção ou protetor facial;
  • Máscara (cirúrgica, de tecido ou máscara de proteção respiratória, conforme o procedimento);
  • Avental impermeável de mangas longas;
  • Luvas de procedimento.

Conheça algumas das providências que os gestores das áreas industriais precisarão tomar para garantir a segurança da equipe.

Máscara de proteção respiratória e protetor facial

Manter o distanciamento entre os colaboradores é o mais recomendado mas, mesmo assim, é preciso oferecer máscaras de proteção a eles. No geral, elas podem ser de tecido, desde que as pessoas tenham como lavá-las separadamente e possuam várias, para que a troca, a cada duas horas, possa ser feita.

Quando é impossível distanciar a equipe, por causa da linha de produção, pode ser recomendado, também, usar um protetor facial sobre a máscara, para aumentar a segurança e evitar a dissipação do vírus dentro da empresa.

Estação de trabalho

A transmissão do coronavírus por superfícies é um grande problema em presas e indústrias. Por isso, equipamentos, mesas, telefones, teclados computadores, cadeiras, entre outros, devem ser regularmente higienizados com desinfetantes.

O ideal é que as mesas e demais utensílios não sejam compartilhados, para tornar o ambiente mais seguro. Além disso, os setores como de contabilidade, RH, entre outros, sempre que possível, devem trabalhar em sistema home office.

Assim, eles evitam o deslocamento e a exposição desnecessária dentro de um transporte público. Além disso, diminuem a aglomeração dentro da empresa.

Cuidados quanto à saúde do trabalhador

As indústrias também deverão se preocupar com controle e orientação sobre a saúde. Dessa forma, é importante:

  • Aferir a temperatura, diariamente, antes do colaborador entrar na indústria, usando um termômetro que não exija contato. Covid-19 tem como um dos sintomas a febre e, por isso, esse procedimento é importante;
  • Orientar a equipe a aferir a temperatura antes de sair de casa. Assim, se houver alguma alteração, a pessoa já não se desloca e segue em casa, em observação;
  • Orientar os colaboradores para que, caso tenham algum sintoma ou suspeita de Covid-19, que fiquem em casa;
  • Oferecer um canal de comunicação, de fácil acesso, para que a equipe tire dúvidas sobre o coronavírus e os procedimentos que devem ser tomados dentro da empresa;
  • Fornecer um telefone ou formulário online para que o colaborador comunique a empresa, caso tenha suspeita de que contraiu o vírus.

Por fim, é preciso oferecer sabonete líquido no banheiro, papel toalha e álcool em gel, para que as pessoas possam higienizar as mãos sempre que precisar.

Na Elasta você encontra alguns equipamentos de segurança para a sua empresa. Faça um orçamento!

Dúvidas ou Comentários?
0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *