Descubra quais são as principais dificuldades na hora de promover a segurança do trabalho


Promover a segurança do trabalho em uma empresa nem sempre é fácil. Além de precisar avaliar muito bem cada atividade, é necessário se preocupar com os riscos e também contar com a colaboração da equipe.

Isso é preciso porque a segurança do trabalho depende muito do uso de equipamentos de proteção individual e, essa prática, depende da colaboração da equipe. Contudo, nem sempre o uso dos equipamentos é confortável.

Em um dia quente, por exemplo, é desconfortável usar botas de borracha, embora sejam necessárias. Fazer o colaborador compreender isso pode ser um grande desafio. Conheça algumas dificuldades que você poderá encontrar na hora de promover a segurança do trabalho!

Segurança do trabalho x suporte da empresa

O primeiro obstáculo, que uma pessoa que é responsável por promover a segurança do trabalho encontra, é das pessoas que ocupam os cargos superiores. Muitas vezes, a empresa não tem uma cultura de se adequar às normas de segurança.

Com isso, a primeira dificuldade é convencer os líderes sobre a importância do investimento, para que eles aceitem treinar e orientar a equipe.

Dar treinamentos eficientes

Depois de fazer com que os tomadores de decisão aceitem todos os investimentos em segurança, é hora de abordar a equipe. Se as pessoas não estão acostumadas a usar os equipamentos de proteção individual, o trabalho terá que começar do zero.

A primeira coisa, é reunir a equipe para falar sobre a importância. Essa etapa é um grande desafio pois, por mais que muitas vezes as pessoas até entendam, a ideia de que “nada acontecerá com elas” pode atrapalhar.

Depois de explicar, ainda é preciso ensinar a usar cada item do EPI corretamente e quando usar. Para isso, é necessário desenvolver treinamentos dinâmicos e que envolvam o público-alvo. A tarefa é desafiadora e requer muito empenho dos responsáveis.

Atualização constante

Além da implantação ser desafiadora, outro ponto importante na segurança do trabalho é a constante atualização. As regras e legislações sempre são aperfeiçoadas e cabe ao responsável garantir que a empresa esteja sempre atualizada. Para isso, precisa ficar atento a cada novidade do setor, de forma que possa orientar a instituição nas melhores tomadas de decisão.

Reposição de EPC e EPI

Por fim, é importante destacar que outro desafio é garantir que os equipamentos de proteção individual e coletiva estejam em perfeito estado. A troca e manutenção efetiva devem ser realizadas, para garantir que a equipe trabalhe bem e em segurança.

Gostou das dicas? Temos os equipamentos de segurança que você precisa. Faça um orçamento!

Dúvidas ou Comentários?
0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *