Dermatite atópica nos pés também tem a ver com o ambiente de trabalho


Estrado Isolante Elétrico

A dermatite atópica é uma doença que inflama a pele, caracterizada por gerar muita coceira e lesões avermelhadas, em determinadas áreas do nosso corpo.

Normalmente, pessoas com histórico de alergias respiratórias são mais acometidas por essa doença, mas é preciso destacar que existe um número grande de trabalhadores que sofrem dela, em decorrência das condições a que são submetidos, em seus locais de trabalho.

Profissionais que atuam nas áreas da construção civil, da limpeza, metalúrgica e mecânica, por exemplo, são os que mais sofrem, por estarem em constante contato com agentes químicos e biológicos, capazes de modificar o nível de hidratação da pele, bem como sua estrutura e composição química.

Comumente, alguns dos agentes que contribuem para o aparecimentos dos avermelhados e da coceira são os alérgenos aéreos, como ácaros da poeira, além de fatores como o frio intenso e ambiente secos, o contato com metais, conservantes, produtos de limpeza e alguns tecidos sintéticos. Mas, frise-se, também podem ser vítimas da dermatite atópica, aqueles que entram em contato com bactérias e/ou fungos, causa do porque milhares de trabalhadores são acometidos por ela.

Em alguns casos, as lesões podem aparecer em diversos membros do corpo, sendo um deles, os pés, com a possibilidade de acontecerem, inclusive, descamações.

Por isso, para trabalhadores da indústria, que vivem em contato direto com ambientes úmidos e frios, onde a proliferação de bactérias e fungos se torna fácil, é imprescindível que sejam utilizados tapetes e estrados de borracha, para proteção do trabalhador e isolamento do solo.

Os estrados de borracha da Elasta são antiderrapantes e não sofrem com a umidade do ambiente, nem com a sujeira, sendo muito fáceis de lavar. Isso evita que bactérias e fungos se proliferem por ele, mantendo os pés do trabalhador livres de problemas como a dermatite.

O ideal, é claro, é que todo o local de trabalho seja higienizado e mantido em condições desfavoráveis ao aparecimento desses problemas. Para isso, uma boa proteção começa por disponibilizar os estrados de borracha à todos os trabalhadores.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *