Consequências de pisos esportivos de baixa qualidade


A prática de exercícios é importante para a saúde. Por isso, é indicado que cada pessoa encontre um tipo de esporte com o qual mais se identifique e faça com que ele seja presente em sua vida. Contudo, é importante saber como e onde praticar a atividade. Um local inadequado pode resultar em lesões.

Se você pratica um esporte e sai dele com muita dor, pode ser que algo esteja errado. No geral, lesões causadas pela prática de esportes afetam pele, músculos, articulações e ossos. Todas elas podem ser consequentes do piso esportivo incorreto ou de baixa qualidade.

Como o piso esportivo incorreto pode causar lesões?

Para que fique mais simples você entender como o piso errado ou mal instalado pode causar problemas, vamos pensar no voleibol. Os atletas saltam e precisam de amortecimento, para evitar lesões nas articulações. Eles também têm contato com o chão e necessitam que ele seja liso, sem farpas, para que não se firam.

Por isso, o piso de madeira suspenso com amortecedor, quando bem instalado, é o mais indicado para a prática do vôlei. Contudo, é comum, principalmente em escolas, ver quadras feita de cimento. Esse piso não é o mais indicado para esse esporte.

Primeiro que ele não é liso, ou seja, ao cair o atleta pode ter ferimentos na pele e até lesões mais profundas. Além disso, o piso de cimento não tem amortecedor nenhum. Com isso, todo o impacto dos saltos é recebido diretamente pelas articulações. Com o tempo, as dores e desgaste prejudicarão o desempenho do atleta.

Esses mesmos problemas são encontrados nos demais esportes. Caso a pessoa não tenha um piso adequado para praticá-lo, fica mais suscetível a lesões.

Lesões mais comuns durante a prática de esportes

Veja as lesões mais frequentes durante a prática esportiva:

  • Abrasão: quando a pele é raspada através de atrito. Isso pode acontecer quando o piso não é adequado. A pessoa pode ter sangramento e ardência;
  • Distensões: excesso de alongamento das fibras musculares;
  • Entorses: quando há estiramento de um ligamento. No geral, acontece quando o esporte é praticado em terrenos irregulares. Também é comum em esportes que demandam saltos, como vôlei, principalmente quando praticado em piso sem amortecedor;
  • Contusão: mais frequente em esporte de contato como basquete, futebol, handebol e lutas. O tecido é danificado, o local fica inchado e com hematoma;
  • Luxações: uma torção na articulação. Frequente no cotovelo, ombro, dedos da mão e patela;
  • Fraturas;
  • Perfurações e cortes: acontecem quando a prática esportiva é feita em piso incorreto ou instalado de forma imperfeita.

Na Elasta só trabalhamos com pisos esportivos de qualidade. Faça um orçamento!

Dúvidas ou Comentários?
0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *