Conheça os benefícios das boas práticas ligadas a segurança do trabalho e como instituições como a CIPA podem contribuir para a redução de acidentes


A sua empresa está atenta à segurança do trabalho? Seja qual for a área de atuação dela, é preciso se preocupar. Em comércios, por exemplo, os estrados de borracha diminuem o desconforto de quem passa muito tempo em pé e evitam possíveis lesões, que possam afastar o colaborador do trabalho.

Já em cozinhas, usar EPIs adequados é uma maneira de evitar ferimentos à faca ou com água quente, por exemplo. Para cada atividade, há um tipo de preocupação e cuidado. Descubra como garantir a segurança do trabalho resulta em benefícios para o empreendimento.

Quais os benefícios de investir em segurança no trabalho?

Veja quais as vantagens e invista na segurança da sua equipe!

Minimiza as chances de acidentes

Vida e saúde devem sempre ser preservadas e, para isso, cabe à empresa minimizar as chances de acidentes. As práticas da segurança do trabalho, como o uso de EPC e EPI, são essenciais para isso e ajudam a garantir a saúde do colaborador.

Organização interna da empresa

Esse tipo de ação também ajuda a estruturar a empresa e detalhar todas as funções. A partir do momento que o trabalho realizado é avaliado e orientado por um profissional especializado em segurança do trabalho, os protocolos corretos de desempenho da função são definidos. Dessa forma, além de padronizar as ações, acaba ficando mais fácil identificar situações de perigo e correções que possam ser necessárias.

Motiva a equipe

Quando o colaborador nota que a empresa está preocupada com ele e com a sua saúde, entende que é parte essencial do funcionamento dela. Dessa forma, acaba se sentindo mais motivado para executar suas atividades.

Menos gastos

Embora muitos empresários acreditem que há um gasto muito grande com segurança do trabalho, na verdade, a empresa acaba lucrando ao investir nisso. Afinal, quando o trabalhador tem as ferramentas adequada para atuar, ele trabalha bem e raramente sofre acidentes ou com doenças laborais.

Assim, o número de afastamentos por questões médicas diminui, o que para a empresa resulta em aumento de produção. Afinal, nada como todo mundo trabalhando para que o ciclo de produção funcione bem. Sem contar que também acaba diminuindo o número de ações judiciais, o que resulta em economia.

NR-5: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Para estar de acordo com a segurança do trabalho e conquistar os benefícios, é preciso estar de acordo com as normativas. Uma delas é a NR-5 prevê a criação da CIPA.

Trata-se de uma Comissão Interna para Prevenção de Acidentes, que visa atuar na instituição, visando promover a proteção da saúde dos colaboradores. Toda empresa grande deve ser uma.

Invista em segurança do trabalho agora! Adquira nossos EPCs e proteja a sua equipe!

 

Dúvidas ou Comentários?
0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *