Conheça dicas básicas para evitar acidentes de trabalho na indústria


02 de outubro de 2020

O Brasil registra mais de 700 mil acidentes de trabalho todos os anos, segundo os números da Previdência Social. Além disso, um levantamento feito pelo Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho mostrou que, a cada 3 horas e 40 minutos, um trabalhador morre em um acidente no ambiente laboral.

Os números alarmantes mostram o quão importante é usar de meios que diminuam esses acidentes. Para isso, a indústria precisa investir em equipamentos de proteção individual e coletivos, bem como em treinamento da equipe. No entanto, não é só isso! Veja algumas dicas para evitar acidentes de trabalho na indústria e contribuir para a queda desses números.

Dicas para prevenção de acidentes na indústria

Veja algumas medidas que as empresas podem tomar para diminuir os riscos e zelar pela vida e saúde da equipe.

Faça uma boa análise de riscos

Cada uma das tarefas tem seus próprios riscos. Dessa forma, o primeiro passo a ser dado é contar com um profissional capacitado, para fazer a análise de riscos. Dessa maneira, ele poderá indicar os equipamentos de proteção individual e coletivos necessários para cada área da indústria.

Garanta EPI e EPC

De nada adianta instalar equipamentos de proteção coletiva e dar equipamentos de proteção individual para a equipe, se a manutenção e troca não forem feitas. Pòr isso, a indústria deve ter um calendário de vistoria e ajustes, para que garanta que tudo está em perfeito estado.

Além disso, é preciso realizar a troca dos EPIs, respeitando a durabilidade e validade de cada item.

Garanta que o local de trabalho limpo e organizado

Uma ferramenta deixada no chão, uma caixa colocada no meio do caminho e por lá esquecida… Tudo isso pode levar a uma acidente de trabalho. Por isso, é muito importante garantir que o ambiente fique organizado.

Vazamentos devem ser corrigidos imediatamente, para garantir que ninguém se fira devido a um piso molhado, por exemplo. Os locais de passagem precisam estar livres, sem nada que atrapalhe e possa levar o trabalhador a uma queda. Organização é aliada da segurança em um ambiente industrial.

Invista em treinamento

Muitas vezes, os acidentes acontecem por um erro na hora de usar o maquinário ou por não saber manusear corretamente um equipamento de segurança. Isso pode ser evitado, quando a empresa investe em treinamento da equipe.

Além do treinamento inicial, é preciso investir em atualizações. Isso ajudará a tornar o local de trabalho mais seguro e a diminuir os riscos de acidentes.

Na Elasta temos o piso de segurança que você precisa. Solicite um orçamento!

Referências: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/especial-publicitario/ubm/conhecimento-transforma/noticia/2020/03/26/seguranca-do-trabalho-pais-registra-mais-de-700-mil-casos-de-acidentes-de-trabalho-por-ano.ghtml


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *