Como limpar e higienizar tapetes de borracha


19 de julho de 2021

Tapete Isolante Elétrico

Os tapetes de borracha podem ser usados em diversos ambientes. A sua aplicação vai desde indústrias, até parquinhos ou ambientes domésticos. Tudo vai depender das necessidades da pessoa ou da empresa.

Enquanto em indústrias, os tapetes de borracha podem, por exemplo, promover o conforto ao pisar e evitar danos aos trabalhadores que ficam muito tempo em pé, no parquinho eles são considerados ótimos amortecedores de impacto. Afinal, as chances das crianças caírem dos brinquedos existem e é preciso fazer o possível para que elas não se firam.

Já no ambiente doméstico, muitas vezes, eles são instalados em áreas que têm risco maior de ficarem úmidas. Afinal, quando isso acontece, o local fica escorregadio e pode resultar em quedas.

Assim, nesses casos, eles são usados em banheiros e perto de piscinas, por exemplo. Seja qual for o caso, é preciso manter os tapetes de borracha sempre limpos, Veja algumas dicas de como proceder. Afinal, por mais resistentes que os tapetes de borracha sejam, alguns cuidados são necessários na hora da higienização!

 

Fique atento ao que manda o fabricante dos tapetes de borracha

Todo produto que você compra vem com algum tipo de embalagem ou instrução. Caso você não tenha mais isso, entre no site do fabricante para ler mais sobre o produto instalado. Afinal, há vários tipos de tapetes de borracha e cada um deles tem suas especificidades. Assim, é importante sempre ficar atento ao que pode e ao que não pode fazer com o produto.

 

Limpeza de diária dos tapetes de borracha

Se o local estiver sem uso ou se o tapete de borracha estiver instalado em ambiente doméstico, por exemplo, basta retirar a poeira. Para isso, há duas maneiras. Uma delas é, quando o tapete está solto e está em uma pequena área, como no banheiro, por exemplo, levantá-lo e sacudi-lo. O pó cairá e o tapete ficará pronto para uso.

Depois disso, é só varrer o chão, passar pano, esperar secar e recolocar o tapete. Já se o s tapetes de borracha forem usados em uma grande área, como o de carga e descarga de mercadoria, por exemplo, é preciso varrer o local. Para isso, é preciso optar por vassouras com cerdas macias, que não danifiquem os tapetes de borracha.

Há também a possibilidade de usar vassouras de pano, que ajudam a retirar a poeira e manter o chão limpo. Em suma, nesses casos, os tapetes de borracha devem ser tratados com um piso normal, mas com cuidado para que não sofram possíveis danos das cerdas da vassoura.

 

Pano úmido

Assim como em um piso comum, também é possível limpar o piso de borracha com um pano úmido. Use desinfetante não abrasivo ou detergente neutro para esse procedimento. Isso evitará que o produto resseque o tapete.

 

Lave os tapetes de borracha

Por fim, em locais com mais sujeira, cuja higienização mais intensa seja necessária, lave os tapetes de borracha com água corrente e detergente neutro. Se eles forem com furos, para escorrer líquidos, será preciso levantá-los para limpar os resíduos que ficam embaixo.

Gostou das dicas? Na Instrutory Pisos temos os melhores tapetes de borracha! Confira!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *