Como identificar um piso ergonômico


Como identificar um piso ergonômico

Para quem não sabe, ergonomia se trata de um estudo que foca nos esforços na execução de determinadas tarefas no trabalho, para tanto foi criada uma norma pelo Ministério do Trabalho conhecida pela sigla NR-17, devido ao constante aumento de casos de problemas de saúde relacionado aos cargos ocupacionais.

Um grande exemplo desses problemas de saúde ocasionados pelos cargos de trabalho, podemos citar: a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) ou Afecções Musculares Relacionados ao Trabalho (AMERT). Imediatamente, os funcionários são os mais prejudicados com a presença desses problemas, algo que acabam carregando durante o restante de sua vida, dependendo dos problemas. Mas as empresas também sofrem com isso, com afastamentos, licenças ou até mesmo com processos.

É preciso uma atenção nas condições de trabalho de seus funcionários. E é exatamente por isso que nos da Elasta trazemos esse artigo de suma importância, tanto para a saúde de seu funcionário como de sua própria empresa. Não podemos esquecer que, os funcionários são partes importantes das engrenagens empresariais e que, para trazer frutos, como um todo, tudo precisa funcionar da maneira mais saudável e harmoniosa possível.

Com as Normas de Segurança, algumas empresas desenvolveram materiais e utensílios que acomodam de maneira ideal o funcionário. Por exemplo, aqueles que trabalham em pé a maior parte de seu dia, esses funcionários sobrecarregam a musculatura de suas pernas, podendo causar diversos males para si, isso sem mencionar os impactos que podem chegar a trazer problemas até mesmo para a coluna.

Em situações assim nada melhor do que empregar no piso da empresa um piso especialmente desenvolvido para uma melhor comodidade do funcionário. Os Tapetes Ergonômicos foram desenvolvidos para proporcionar uma melhor comodidade e conforto para os funcionários. A utilização de tapetes com esse intuito estão enquadrados dentro dos requisitos da Norma NR-17 justamente por tratar de um equipamento que se enquadra perfeitamente dentro das exigências.

Conforme a norma NR-17, segundo os itens 17.1 e 17.4.1, ressaltam a importância de adequação de condições de trabalho conforme as características psicofisiológicas, assegurando ao trabalhador, conforto, segurança e um desempenho eficiente de seu trabalho. Já no item 17.6.2, vemos a importância da Norma em relação à saúde do trabalhador, em atividades que causem sobrecarga muscular, dinâmica ou estática, do ombro, pescoço, membros superiores, inferiores e etc.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *