Cinco cuidados que você precisa ter antes de praticar esportes


Praticar exercícios faz bem para a saúde. O esporte ajuda a manter o peso adequado, fortalece a musculatura e libera endorfina, que traz a sensação de bem-estar. Porém, quando a prática não é feita de forma correta, ela pode levar a lesões às articulações e coluna.

Por isso, é muito importante que o esporte seja praticado corretamente, em local adequado e com a vestimenta certa. O vôlei, por exemplo, causa muito impacto nos joelhos e pés. Assim, deve ser praticado em quadra com piso apropriado, como o de madeira, que tenha amortecedores, para evitar que o impacto dos saltos ou até mesmo das quedas, venham causar problemas.

Viu quantos detalhes você precisa observar para praticar atividade física? Então descubra alguns cuidados essenciais para evitar problemas! .

1 Vai começar uma atividade física? Faça um check-up

Se movimentar é bom, mas se você é sedentário, pode ser que o seu organismo tenha limitações. Por isso, antes de começar, vá ao médico e veja se está pronto para se dedicar a um esporte.

2 Escolha algo que se identifique

Opte por um esporte ou exercício que você realmente tenha interesse e não vá apenas por ter a companhia de um amigo. Quando você escolhe algo que realmente gosta, aumenta as chances de não parar e abandonar tudo na metade.

3 Alimente-se!

Nada de começar a treinar muito e esquecer de se alimentar. Alimente-se antes de ir praticar esporte. Opte sempre por algo leve, como uma fruta, tapioca ou outro alimento que esteja de acordo com o tipo de esporte que você escolheu.

4 Escolha a roupa certa

O tênis precisa absorver o impacto, para evitar lesões nas articulações. Roupas leves e que permitam os movimentos também são essenciais para que você desenvolva a atividade física escolhida.

5 O local é importante!

Cada modalidade esportiva tem um tipo de impacto sobre o organismo, concorda? A corrida, por exemplo, exige muito das pernas e das articulações do joelho. Já o vôlei, além das pernas, movimenta os braços o tempo tudo.

Além desse impacto natural do esporte, há a possibilidade de escorregões e quedas. Para evitar que tudo isso se torne um problema, escolha um local adequado para praticar o exercício.

Se, por exemplo, você for correr no cimento e cair, vai se ferir muito. O mesmo não acontece se você estiver em um local para corrida, com piso adequado, que é liso e não possui as imperfeições que causam os ferimentos. Viu como a escolha do local certo é importante?

Quer saber mais sobre atividades físicas? Então continue navegando em nosso blog!

Dúvidas ou Comentários?
0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *