Checklist para garantir a segurança no local do trabalho


Acidente de trabalho na CSN

Todas as empresas e indústrias querem evitar acidentes de trabalho, afinal eles causam desde a perda de um funcionário até um desastroso gasto extra caso seja necessária a indenização.

O problema é que nem todas as empresas sabem por onde começar para garantir essa total segurança dos funcionários, e por isso acabam pecando em pontos simples que sempre devem ser levados em conta na hora de escolher o que deve ser feito em termos de proteção do trabalhador no local de trabalho.

Para isso, a Elasta montou uma lista de questões para que o empregador saiba quais são os principais cuidados para garantir a a segurança dos colaboradores.

Checklist para garantir a segurança em sua empresa

Para que a segurança do trabalhador seja garantida em seu escritório, indústria ou qualquer que seja seu negócio, você deve fazer certas perguntas para si mesmo:

  • Todos os procedimentos e responsabilidades para saúde e segurança dos trabalhadores foram realizados e todos sabem suas funções e as dos outros em relação a isso?
  • Você sabe quais são seus deveres em relação à legislação de saúde e segurança do trabalho vigente, e caso não tenha conhecimento, já contratou algum especialista para garantir isso?
  • Foram identificados todos os principais riscos para saúde e segurança dos funcionários e foram tomadas as medidas necessárias para garantir sua redução?
  • Os procedimentos de manutenção do equipamento de trabalho são adequados?
  • Você disponibilizou para seus trabalhadores algum equipamento pessoal de proteção que garante segurança contra algum tipo de risco que não pode ser evitado de outra maneira? Os funcionários foram treinados para utilizá-lo corretamente?
  • Os trabalhadores estão informados dos possíveis riscos e estão treinados para agir em procedimentos de emergência?
  • Você consulta seus funcionários a respeito de problemas de saúde e segurança, incluindo mudanças de procedimento, política ou equipamento de trabalho?
  • Os trabalhadores sabem como reportar a um superior condições de falta de segurança ou até mesmo possíveis acidentes?
  • Você toma ações pontuais e imediatas na hora de investigar acidentes, erros e problemas reportados por trabalhadores?
  • O local de trabalho é regularmente inspecionado, e há algum tipo de supervisão para garantir que os funcionários estão seguindo os procedimentos de segurança à risca?
  • Existe em sua empresa algum tipo de possibilidade de revisão dos riscos, política de segurança no trabalho e procedimentos em geral?

Essas questões são importantíssimas para garantir a sua segurança e a de todos os trabalhadores ao redor, evitando possíveis acidentes e problemas para sua empresa!

Para mais dicas e equipamentos de proteção para seu local de trabalho, confira o site da Elasta!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *