A CBAt e as pistas de atletismo


10 de fevereiro de 2015
Piso para Pista de Atletismo

O Atletismo começou a ter expressão no Brasil no final do séc. XIX. Por volta de 1880, o Jornal do Commercio, no Rio de Janeiro, já anunciava resultados de competições ocorridas na cidade, e então, no começo do séc XX, a prática foi consolidada em terras nacionais. No ano de 1914, a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) filia-se à IAAF, e em 1924 o país participa pela primeira vez das olimpíadas na modalidade, ao mandar uma equipe de atletas para os jogos de Paris. No ano seguinte foi instituído o Campeonato Brasileiro de Atletismo.

Em 1931 e 1932, a seleção nacional ganha expressão em outros países, começando a participar de sulamericanos e dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, atingindo boa colocações no pódio. Em 1952, nos Jogos de Helsinque, aparece a primeira medalha de ouro, com Adhemar Ferreira da Silva no salto triplo.

A CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo)

O Campeonato Sul-Americano de Atletismo foi disputado no Brasil pela primeira vez em 1937, quando a seleção nacional ganhou seu primeiro título (equipes). Ninguém supera o país na competição regional desde 1974.

Em 1977 foi fundada a CBAt, que começa a operar oficialmente em 1979. Oito anos depois, em 1987, novos dirigentes assumem sua direção, dando direito a todos os atletas devidamente qualificados de representar o país nos eventos internacionais ocorridos no exterior.

Durante esse período, a Confederação organizou três campeonatos da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), que ocorreram em 1989,1998 e 2008.

As Federações do Atletismo dos 26 Estados mais o Distrito Federal compõe a CBAt, que decide todos os aspectos particulares e questões oficiais a respeito de tudo que diz respeito às competições e à prática do atletismo.

As medidas oficiais das pistas

Segundo a CBAt, as medidas oficiais para as pistas de atletismo são:

Área total de piso sintético

  • Pista: 4.331,80 M²
  • Meia Lua: 1475,20 M²
  • Fosso = Dardo: 225,20 M²
  • Salto Triplo: 182,00 M²
  • Salto em Altura: 63,00 M²
  • 8 Raias: 1,22M² cada

Pisos Sintéticos certificados pela IAAF/CBAt

Nem todos os pisos sintéticos podem ser utilizados em pistas oficiais, por isso existe uma lista de pisos certificados pelas principais organizações que regem as normas do esporte. A IAAF, que é internacional, e a CBAt, em âmbito nacional.

Entre os pisos certificados estão os pisos sintéticos da Herculan:

  • Herculan SR Olympic
  • Herculan SP Sprint
  • Herculan SR National
  • Herculan SR Sprint S

Você pode conhecer mais sobre esses pisos e outros produtos da Herculan no site da Elasta. Confira!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *