A prática de esportes pode mudar com a chegada de uma vacina?


08 de dezembro de 2020

A expectativa pela finalização de uma vacina está grande. Embora existam diversas que estejam avançadas na fase de teste, ainda falta um grande percurso para que possam ser aplicadas na população toda.

Afinal, além dos estudos, é preciso produzir as vacinas, transportar e aplicar. Tudo isso demora. Por isso, não basta ter a notícia de que uma vacina foi aprovada pela Anvisa para que a prática esportiva volte ao que era antes. Será preciso ter cautela e esperar um bom tempo ainda. Entenda o motivo!

O que é uma vacina?

Antes de pensar na prática esportiva do pós-vacina, é preciso entender o que é uma vacina. Trata-se de uma substância, produzida a partir do vírus morto, atenuado ou de fragmento dele, que é aplicada no indivíduo. Embora a maioria seja injetável, há até vacinas orais.

Uma vez que a vacina chega ao organismo, ela estimula o sistema imunológico da pessoa a produzir anticorpos contra determinado patógeno. Assim, se a pessoa entrar em contato com o microrganismo, o corpo já tem um monte de células de defesas prontas e não permite que a bactéria ou vírus se instale e se multiplique. Dessa forma, mesmo que a pessoa vacinada tenha contato com o causador de uma doença, ela não adoece.

O que teremos que esperar quando a vacina chegar?

Quem pratica esportes ao ar livre ou adora ir à academia não vê a hora de tudo voltar ao que era antes. No entanto, isso ainda vai demorar, pelos seguintes motivos:

  • As vacinas só podem ser aplicadas na população quando aprovadas pela Anvisa;
  • Não há nenhuma vacina contra o coronavírus aprovada pela Anvisa até agora;
  • Mesmo quando for aprovada, será preciso esperar a produção que, mesmo que seja feita no Brasil, pode demorar um pouco;
  • Depois que a produção parcial estiver pronta, haverá grupos que receberão a vacina primeiro. O Governo Federal ainda não decidiu, mas provavelmente profissionais da saúde, da segurança e idosos serão os primeiros. Na verdade, nem comprou a vacina ainda e apenas alguns estados, como São Paulo, estão avançados nessa negociação e têm uma vacina que, caso seja aprovada, poderá ser produzida no Butantan e disponibilizada para a população;
  • Vai demorar para que toda a população seja vacinada e, para que as atividades físicas voltem ao que era antes, isso será necessário;
  • Há ainda pessoas que estão envolvidas em um movimento antivacina, o que poderá demorar mais o processo;
  • Após a vacina ser aplicada, é preciso esperar, pelo menos de 7 a 10 dias, para que o organismo produza as células de defesa.

Resumidamente, é preciso ter cautela, pois mesmo com a chegada da vacina, ainda demorará um tempo para que a prática de exercícios volte ao que era antes. E você, como se adaptou a essa nova rotina? Conte pra gente nos comentários!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *