A prática de esportes em locais reabertos pode trazer benefícios para a saúde em tempos de pandemia


Alguns parques e até academia estão reabrindo e é hora de se movimentar, mesmo que a pandemia não tenha terminado. A prática de exercícios físicos é importante para manter a saúde em dia, evitar o sobrepeso e até para ajudar a mente a ficar mais tranquila.

Sem contar que ela induz a produção de serotonina, hormônio ligado ao bem-estar. Em épocas como esta, na qual as pessoas estão mais ansiosas, isoladas e com medo de contrair a doença, tudo que faça se sentir melhor é importante.

Prática de esportes é um tranquilizante natural

Muitas pessoas estão sofrendo com a ansiedade e até apresentando um quadro depressivo, consequente do isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus. A prática esportiva, seja ela em casa, em academia ou ao ar livre, ajuda a evitar que a pessoa desenvolva essas doenças.

Também é importante para quem está em tratamento de alguns dos transtornos mentais comuns nessa época de pandemia. A sensação de bem-estar ajuda a pessoa a se sentir melhor e a trabalhar suas emoções.

Por isso, seja na academia, em casa ou no parque, a dica é se mexer. Confira algumas sugestões, de acordo com a idade, e faça a família toda se levantar do sofá!

Crianças

Se você tem pequenos em casa, é importante colocá-los para se movimentar. Os menores de dois anos também podem. Coloque uma música infantil bem animada e incentive-os a interagir e se mexer. Já quando chegam a 3 ou 4 anos, podem começar a brincar de esconde-esconde e até de pular corda. Exercícios em forma de diversão.

Quando a criança tem mais de 5 anos pular corda, pega-pega, esconde-esconde e queimada ajudam os pequenos a se divertirem e se movimentarem. Isso é importante durante a pandemia.

Adultos

Se você se sentir seguro para sair de casa, pode começar com caminhadas leves em parques ou até no quarteirão. Coloque a sua máscara, mantenha o distanciamento social e mexa-se!

Há também algumas academias que já abriram. Caso você não seja do grupo de risco, considere encontrar uma que esteja atendendo às normas de segurança. Quem sabe essa não é uma boa opção de atividade?

No entanto, se você é do grupo de risco ou simplesmente não se sente seguro para sair, há muita coisa que pode ser feita em casa. No Youtube, você encontra aulas de dança, yoga, entre outros, gratuitas. Basta assistir, seguir e se movimentar. Quem sabe você não termine a pandemia sabendo dançar um ritmo novo?

Além disso, esteja você atuando em home office ou não, alongar é sempre importante. Faça alongamentos para fortalecer a musculatura e evitar lesões.

Gostou das dicas? Qual a primeira atividade física que você vai fazer? Conte pra gente nos comentários!

Dúvidas ou Comentários?
0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *