O que é IAAF?


05 de abril de 2016
O que é IAAF?

Após 100 anos de excelência atlética, a Associação Internacional de Federações de Atletismo (em inglês International Association of Athletics Federations – IAAF) está prestes a embarcar em seu segundo centenário com firmeza e determinação.

Atletismo, um esporte que foi fundado na antiguidade, continua a se adaptar durante os séculos, oferecendo um esporte dinâmico e que promove a aprimoração da vida, está pronto para os desafios excitantes dos próximos 100 anos.

A IAAF foi fundada no dia 17 de julho de 1912, em Estocolmo, na Suécia, após a cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos, como a corporação mundial governamental para o esporte de atletismo.

Durante as 10 décadas que se seguiram, o atletismo passou por muitas mudanças que refletiram na evolução política e socioeconômica mundial. A IAAF foi fundada para:

  • Preencher as necessidades mundiais de uma autoridade no ramo;
  • Um programa de competições adequado;
  • A criação de uma base padrão de equipamentos técnicos;
  • Uma lista atualizada e oficial de recordes mundiais.

Todos esses requerimentos permanecem atuais.


Mudanças sociais

Mesmo com o mundo em constante mudança, a IAAF precisa ser pró ativa no momento de alcançar novas audiências e encontrar novos anfitriões para seus eventos. Também é fundamental que o globo entenda que o atletismo não é mais apenas sobre alta performance, medalhas de ouro e recordes, mas também é um esporte para todos, assegurando que o número máximo de pessoas interessadas possam praticá-lo.

Isso significa, é claro, que além de todos os que já estão envolvidos no atletismo, ele se mostra diretamente aberto e conectado a escolas, e a IAAF garante que o máximo de crianças por todo o mundo, iniciando-se aos 7 anos e incluindo pré-adolescentes e adolescentes, possam ter esse acesso. É nessa idade que eles podem desenvolver melhor suas habilidades.

Apesar de possuir benefícios evidentes, a IAAF reconhece que o atletismo é algo que compete pela atenção do público, com uma mídia muito mais variada e complexa: além de ser uma prática de entretenimento, também abraça causas através de responsabilidade social, ambiental e tudo que ajude no avanço do atletismo como uma ferramenta de modificação mundial para melhor.

As disciplinas atléticas estão entre as competições esportivas mais antigas da humanidade, junto com corrida, pulo, arremesso e todas as formas humanas de expressão física. O esporte também oferece amplos valores que nos ajudam a lidar com os desafios da vida.


Competições

A IAAF está adaptando cada vez mais suas competições para refletir no aumento da diversidade de atrações, ou seja, o público agora tem opção de escolha. Atrair é a melhor forma de manter os espectadores novos, e ambos participantes e espectadores são essenciais. Ainda assim, o atletismo também está ligado às competições de ultra esportes, como corridas de longa distâncias e corrida na montanha.

O Campeonato Mundial da IAAF é a jóia rara dos eventos da Associação, que inclui práticas internas, júnior, jovens, trilha, corrida a pé e corrida em estradas. Funciona em um ciclo de 4 anos para cada um desses tipos.

O atletismo também carrega o manto de ser o esporte líder dos Jogos Olímpicos, ou seja, é o que mais possui espectadores e é o centro do sucesso de cada uma das celebrações, a história do atletismo e dos Jogos Olímpicos está entrelaçada.

O marketing potencial de cada uma das edições do Campeonato Mundial da IAAF é excelente, sendo maiores apenas o dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo da FIFA, em termos de alcance e impacto. As próximas competições aconteceram em Londres, Inglaterra (2017) e Doha, Qatar (2019), e as últimas duas edições aconteceram nas capitais Moscou, Rússia (2013) e Pequim, China (2015).

A grande variedade nos tipos, tamanhos e competências nas outras Competições de Séries Atléticas da IAAF, com suas diferentes demandas logísticas, orçamento e instalações, também significa que esses eventos se ajustam às ambições do anfitrião e aos recursos que a cidade possui.

Com a IAAF entrando em seu segundo século de existência, a meta da Associação é melhorar ainda mais esporte a fim de oferecer perspectivas mais excitantes aos atletas e simpatizantes.

Para que a prática de atletismo seja feita de forma segura, é necessário um piso de excelência, que contribui com as qualidades que o esporte acrescenta na vida. Entre em contato com a Elasta hoje mesmo e faça seu orçamento!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *