5 cuidados para se ter com pisos esportivos


09 de dezembro de 2021

Rascunho automático 3

Com a pandemia de coronavírus controlada no Brasil, após a vacinação em massa, as pessoas estão retomando uma rotina mais próxima à que levavam antes. Nesse meio, há também a maior busca por atividades físicas e é nessas horas que o piso esportivo precisa estar em dia!

Por isso, quem é responsável por deixar as quadras do condomínio ou até da cidade em dia, precisa ficar atento. Afinal, para que todos possam voltar à rotina esportiva em segurança, é preciso que o piso esteja adequado e pronto para uso. Isso evitará quedas e possíveis lesões por falta de manutenção.

Mas quais os cuidados que devem ser tidos com os pisos esportivos? Veja abaixo algumas dicas do que você não pode esquecer!

Dicas importantes sobre pisos esportivos

Veja algumas dicas para você conservar ou atrair esportistas para o seu ambiente.

Pisos novos atraem participantes

Quem nunca viu uma quadra com piso de cimento, não é mesmo? Elas são muito comuns em obras públicas e escolas. No entanto, há clubes e condomínios que também insistem nesse tipo de piso.

Parte disso pode ser justificado pelo custo baixo. Mas o problema é que ele não fornece o amortecimento que o usuário precisa. Assim, acaba tendo gente que não frequenta o clube ou até acha que a quadra do condomínio não agrega valor e não deve ser usada, pela má qualidade do piso esportivo.

Assim, se você quer incentivar os condôminos a jogarem nesse espaço ou se pretende aumentar o movimento do seu clube, a dica é optar pelo piso certo. É isso mesmo! O primeiro cuidado dessa lista é quanto à escolha. Veja se o piso instalado é o mais adequado para o tipo de esporte que é praticado nele. Caso não seja, renove, pois isso estimulará as pessoas a usarem e deixará os usuários com uma visão mais positiva do espaço.

Fique atento ao acúmulo de água

Outro ponto importante é ficar atento a qualquer imperfeição. Uma das maneiras de fazer isso é observando um possível acúmulo de água. Caso isso esteja acontecendo na quadra, pode sugerir que ela não está nivelada e precisa de ajustes.

Além disso, é válido lembrar que o acúmulo de água pode prejudicar a prática de esportes e, com o tempo, o próprio piso. Faça a manutenção necessária.

Buracos podem causar lesões

Encaixes mal feitos ou até buracos na estrutura podem causar lesões graves nos jogadores. Caso note essas ou outras imperfeições, contrate mão de obra especializada para fazer os reparos.

Uma dica é fazer uma vistoria, pelo menos uma vez por semana, para ver se há algo fora do lugar. Um prego aparente, uma tábua solta… Tudo isso precisa ser corrigido imediatamente.

Fique atento ao momento da reforma

Se uma estrutura sai do lugar, é provável que ela possa ser facilmente ajustada e pronto. No entanto, quando o piso esportivo está com rachaduras, descascando e tem outras imperfeições, a correção do problema pode não ser suficiente. É hora de pensar em reformar!

Limpeza

Por fim, mas não menos importante, é sempre bom se lembrar da limpeza. Ela deve ser feita diariamente, em locais com muito movimento. Principalmente em parques e condomínios quando, porventura, o usuário possa derramar alimentos, sucos, entre outros.

Embora os cuidados de manutenção sejam essenciais, a escolha certa do piso deve ser feita já na hora de projetar o ambiente. Por falar nisso, será que compensa ter uma academia em um condomínio? Descubra!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *