Quatro coisas que toda quadra poliesportiva municipal deve ter


As quadras poliesportivas do município devem ser bem cuidadas, para que os usuários consigam praticar esportes, sem se machucar. Vale lembrar que, muitas vezes, é nesse ambiente também que acontecem as competições regionais, torneios, escolares, entre outros. Para que tudo corre bem, é preciso que o gestor fique atento.

Uma lâmpada que não funciona, uma placa mal colocada ou até uma falta de informação podem prejudicar o uso do espaço público. Veja algumas dicas de cuidados importantes que você deve ter.

1 A quadra poliesportiva precisa de iluminação adequada

É preciso oferecer um local adequado para que as pessoas joguem. Para isso, é essencial que a iluminação da quadra poliesportiva seja bem realizada. A NBR 8995-1 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) pode ser usada para ajudar nesse processo. Além disso, é preciso que um especialista faça um bom projeto de iluminação, para que os postes e lâmpadas sejam colocados em locais adequados e não prejudiquem o jogador.

Vale lembrar que também é importante ficar atento à iluminação externa. Afinal, o espaço deve ser adequado para que pessoas de todas as idades frequentem e, para que isso aconteça, precisa ser seguro. Um ambiente escuro pode atrair pessoa mal intencionadas. Fique atento.

2 Pisos adequados

É preciso investir também em piso de qualidade e realizar a manutenção dele sempre que necessário. No geral, o piso de madeira com amortecedores é o mais indicado. Ele possui uma superfície lisa, que evita que o jogador se lesiona. Além disso, conta com boa absorção de impacto, o que faz com que a pessoa não se fira ao saltar, por exemplo. Sem contar que isso evita que o atleta tenha lesões musculares consequentes de impactos.

3 Horário de funcionamento

A quadra deve estar aberta para uso, porém, é preciso ter um horário de funcionamento, no qual as pessoas encontrem alguém tomando conta e vejam a possibilidade de usar o ambiente. Além disso, é preciso ter um sistema de reservas. Vamos supor que uma escola municipal vá fazer um campeonato e usar a quadra. O ideal é que ela possa resolver o espaço para as datas. Tenha um sistema de reserva para garantir a organização.

4 Placas e avisos

As normas precisam estar fixadas. Além do horário de funcionamento, é preciso informar sobre o sistema de reservas e se há ou não bolas disponíveis para serem emprestadas, entre outros. Como muitas pessoas usarão a quadra, quanto mais organizado for, melhor.

Temos os piso certo para a quadra poliesportiva do seu município. Faça um orçamento na Elasta!

Dúvidas ou Comentários?
0 Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *