Lesões mais comuns em ambientes de trabalho industriais


10 de novembro de 2021

Lesões mais comuns em ambientes de trabalho industriais

Você conhece alguém que tenha sofrido lesões no ambiente de trabalho? Esse tipo de problema pode acontecer em qualquer lugar. Em um escritório, por exemplo, se o carpete estiver mal colocado, a pessoa pode engatar o pé, cair e se ferir gravemente.

Já em uma obra, os riscos são inúmeros e vão desde acidentes envolvendo o maquinário, até a chance de quedas, por exemplo. Mas não é só nesses lugares que as lesões ocorrem. No ambiente industrial, por mais cuidado que a instituição tenha, há muitos problemas e lesões.

Vale ressaltar que, nesse caso, além do risco de usar um maquinário específico, por vezes, o colaborador também precisa fazer movimentos repetitivos o dia todo. E isso predispõe a outro problema relacionado às doenças ocupacionais.

No entanto, seja qual for o caso, o risco da ocorrência de lesões no ambiente industrial existe. Veja as mais frequentes e descubra como evitar!

Acidentes mais comuns que causam lesões em ambiente industrial

As causas das lesões em ambiente de trabalho industrial podem variar muito, de acordo com o tipo de atividade e também com o ambiente no qual o colaborador está inserido. Entretanto, há alguns problemas mais frequentes. Veja quais são eles.

Prensamento ou esmagamento de membros

Esse tipo de problema acontece, por exemplo, no uso incorreto de máquinas ou quando a pessoa está transportando objetos pesados. Para evitar que isso aconteça, é importante que a carga a ser carregada seja avaliada antes que o colaborador a erga, para ver se ele, sozinho, consegue suportar o peso. Além disso, o uso de talhas pode ajudar a evitar problemas e facilitar o trabalho.

Já no caso de prensamento em maquinário, é preciso sempre desligar o aparelho antes de fazer qualquer ajuste. Isso ajudará a evitar acidentes.

Choques elétricos

Comumente acontece durante o reparo ou uso incorreto de máquinas. Para evitar, é preciso desligar o equipamento da eletricidade antes de fazer qualquer ajuste. Já em casos nos quais a pessoa trabalha em um local com grande risco de descarga elétrica. É essencial que o tapete isolante elétrico seja instalado no ambiente.

Intoxicação por vapores ou gases

Quando há um vazamento ou quando a pessoa trabalha com uma substância química específica, que pode liberar gases acidentalmente, esse tipo de problema pode acontecer. Nesse caso, as lesões são respiratórias.

Para evitar isso, é indicado implantar um sistema de ventilação e exaustão. Além disso, em ambientes de risco, o uso de máscara de proteção se faz necessário.

Corte e perfuração de membros

Essas lesões ocorrem principalmente em pessoas que atuam com ferramentas de corte como, por exemplo, serras, guilhotinas ou até com prensas.

Para evitar acidentes, além de investir em treinamento constante, é preciso usar o equipamento de proteção individual adequado. Nesses casos, na maioria das vezes se faz necessário o uso de luvas. Na metalurgia indústrias automobilísticas ou de mineração, por exemplo, comumente é preciso usar luvas de aço.

Para evitar essas e outras lesões, é importante que a indústria mantenha a capacitação da equipe em dia. Além disso, é de suma importância que os equipamentos de proteção individual e coletiva sejam instalados e/ou usados.

Da mesma forma, é preciso ter cuidado com possíveis doenças ocupacionais. Saiba mais sobre elas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *